Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
REVEDUC
Sobre a revista
Conselho Editorial
Equipe editorial
Histórico do periódico
Avaliação
Políticas e Práticas Editoriais
Boas práticas editoriais
Indexadores
Qualis
Sobre o sistema OJS-PKP
Pesquisadores colaboradores na avaliação dos manuscritos
Edições
Atual
Anteriores
Submissões
Template e documentos
Diretrizes para autores
Orientação para proposição de dossiês temáticos
Avisos
Contato
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14: jan./dez. 2020. Publicação contínua
v. 14: jan./dez. 2020. Publicação contínua
Publicado:
18-07-2022
A Revista
Carta ao leitor
Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
e3901001
PDF
PDF (English)
Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
Apresentação do Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
João dos Reis Silva Júnior
e4891151
PDF
PDF (English)
Pandemia e educação superior no Brasil
Deise Mancebo
e4566131
PDF
PDF (English)
A Personalidade Autoritária no Brasil em tempos de neoliberalismo e de Coronavírus
Bruno Pucci
e4538132
PDF
Bolsonarismo: a necropolítica brasileira como pacto entre fascistas e neoliberais
João dos Reis Silva Júnior , Everton Henrique Eleutério Fargoni
e4533133
PDF
PDF (English)
O obscurantismo bolsonarista, o neoliberalismo e o produtivismo acadêmico
Newton Duarte, Silvia Alves dos Santos, Elaine Cristina Melo Duarte
e4542134
PDF
PDF (English)
Desconstruindo a educação superior, os direitos humanos e a produção científica: o bolsonarismo em ação
Maria Rosimary Soares dos Santos, Ricardo Musse, Afrânio Mendes Catani
e4563135
PDF
Autoritarismo de múltiplas faces no Brasil: antissemitismo, bolsonarismo e educação
Luiz Roberto Gomes
e4532136
PDF
PDF (English)
O programa Future-se e o desmonte do financiamento público e da autonomia universitária
Rhoberta Santana de Araújo, Fabíola Bouth Grello Kato, Vera Lúcia Jacob Chaves
e4543137
PDF
O Pronera e a produção do conhecimento na formação de educadores e nas ciências agrárias: teoria e prática no enfrentamento ao bolsonarismo
Monica Castagna Molina, Clarice Aparecida dos Santos, Márcia Mariana Bittencourt Brito
e4539138
PDF
PDF (English)
A produção do inimigo ou destruição da alteridade: uma análise dos discursos de Jair Bolsonaro
Larissa Júlia Paludo, Gerson Wasen Fraga
e4544139
PDF
"Meu twitter, minhas regras”: as pautas de costumes na educação bolsonarista
Rafael Siqueira de Guimarães, Cleber Rodrigo Braga de Oliveira
e4568140
PDF
Discursos sobre as ciências humanas no bolsonarismo: da repetição à prática
Alison Sullivan de Sousa Alves, Francisco Vieira da Silva
e4524141
pdf
pdf (English)
Balbúrdia: a polissemia enquanto interpretante do confronto entre vozes sociais
Débora Luciene Porto Boenavides
e4459142
PDF
A universidade pública em cenários neoliberais e fascistas: balbúrdias de resistência em tempos de Covid-19
Daniele Farias Freire Raic, Marilete Calegari Cardoso, Socorro Aparecida Cabral Pereira
e4556143
PDF
A lógica do capital financeiro e sua expressão educacional: a barbárie bolsonarista em ação
Celso do Prado Ferraz de Carvalho, José Eduardo de Oliveira Santos
e4650144
PDF
Impactos do Governo Bolsonaro em tempos de Coronavírus no Brasil
Solange Pereira da Silva
e4355145
PDF
PDF (English)
Formação de professores do campo frente às “novas/velhas” políticas implementadas no Brasil: r-existência em debate
Hellen do Socorro de Araújo Silva, Maura Pereira dos Anjos, Mônica Castagna Molina, Salomão Antônio Mufarrej Hage
e4562146
PDF
Educação e a ditadura civil militar: as reformas educacionais e a teoria do capital humano (1964-85)
Marco Antônio de Oliveira Gomes, Marilsa Miranda de Souza, Crislaine Aparecida Pita, Italo Ariel Zanelato
e4424147
PDF
Fascismo. O pior crime contra a democracia
Vinício Carrilho Martinez
e4050148
PDF
A universidade e a produção do conhecimento sobre violações aos direitos humanos
Edna Gusmão de Góes Brennand , Alexsander de Carvalho Silva
e4488149
PDF
Elinor Ostrom e suas contribuições para a coprodução do conhecimento científico
Mariángela Nápoli , Judith Naidorf
e4849150
PDF
Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
Apresentação do Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
Marli E. D. Afonso de André, Laurizete Ferragut Passos, Patrícia Albieri de Almeida
e4780110
PDF (English)
PDF
Políticas de indução para professores iniciantes: a experiência chilena e os desafios para América Latina
Carlos Eugenio Beca, Ingrid Boerr
e4683111
PDF (Español (España))
Programas de indução que mantêm os novos professores ensinando e melhorando
Harry K. Wong
e4139112
PDF
As pesquisas sobre professores iniciantes: uma revisão integrativa
Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Adriana Teixeira Reis, Ana Lucia Madsen Gomboeff, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
e4152113
PDF
PDF (English)
Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades
Giseli Barreto da Cruz, Isabel Maria Sabino de Farias, Márcia de Souza Hobold
e4149114
PDF
PDF (English)
Comunidades de Aprendizagem e práticas colaborativas nos processos de inserção profissional
Laurizete Ferragut Passos, Maria de Fátima Ramos de Andrade, Ana Silvia Moço Aparicio, Elana Cristiana dos Santos Costa
e4261115
PDF
PDF (English)
Necessidades formativas de professores iniciantes na educação básica: conceitos, concepções e revisão de literatura
Sandra Novais Sousa, Simone Albuquerque da Rocha, Marli Amélia Lucas de Oliveira, Maria Joselma do Nascimento Franco
e4175116
PDF
PDF (English)
Condições de trabalho no início da docência: elementos constituintes e repercussões no desenvolvimento profissional
Walkiria de Oliveira Rigolon, Lisandra Príncepe, Rodnei Pereira
e4195117
PDF
Formadores de professores: conceito, contextos e perspectivas de atuação em processos de indução à docência
Neusa Banhara Ambrosetti, Francine de Paulo Martins Lima, Glaucia Signorelli, Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
e4263118
PDF
PDF (English)
Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos
Ana Paula Gestoso de Souza, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
e4142119
PDF
PDF (English)
Uma professora em início de carreira: narrativas sobre as tensões em seu desenvolvimento profissional
Daniela Dias dos Anjos, Adair Mendes Nacarato
e4275120
PDF
PDF (English)
O isolamento docente e seus condicionantes no início da docência em ciências
Mariana Barbosa de Amorim, Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli
e4241121
PDF
Professores iniciantes em escolas de periferia: desafios da “sobrevivência” na sala de aula
Fátima Maria Rodrigues Chagas da Silva, Laélia Portela Moreira
e4183122
PDF
As necessidades formativas do professor iniciante: os desafios da diversidade na escola
Andreza Marques de Castro Leão, Rita de Kássia Cândido Carneiro, Ana Maura Martins Castelli Bulzoni
e4217123
PDF
Tornar-se professor: o ordinário e o extraordinário formativo das professoralidades na educação profissional e tecnológica
Neurisângela Maurício dos Santos Miranda, Márcea Andrade Sales
e4118124
PDF
Professores universitários iniciantes: entre caminhos individuais e responsabilidades coletivas
Marcos Henrique Almeida dos Santos, Mara Regina Lemes De Sordi
e4260125
PDF
PDF (English)
Dossiê Educação e Mídias Digitais
Apresentação do dossiê Educação e Mídias Digitais
Hylio Laganá Fernandes, Monica Filomena Caron, Maria Aparecida Alves da Silva
e3902002
PDF
PDF (English)
Cultura da leitura e escrita em práticas mídia-educativas nas escolas municipais do Rio de Janeiro
Patrícia Teixeira de Sá, Mirna Juliana Santos Fonseca, Carla Silva Machado
e3830003
PDF
Por que professores utilizam vídeos como mediadores no processo de aprendizagem?
Bianca Cassola Pereira, Hylio Laganá Fernandes
e3831004
PDF
O uso do vídeo como inovação didática na aula de filosofia em uma escola pública da comunidade de Coronel (Chile)
Iván Rivera Vigueras, Alejandra Nocetti de la Barra
e3832005
PDF (Español (España))
Formação inicial do pedagogo para integrar as TDIC às práticas educativas: um estudo de caso
Lucas Marfim, Lucila Pesce
e2544006
PDF
Prácticas con TIC según estudiantes y profesores de una escuela de Honduras
Gabriel Francisco Cevallos Martínez, Cinthia Margarita Sabillón, Verónica Sofía Ficoseco
e3691007
PDF (Español (España))
A utilização de vídeos do Youtube como suporte ao processo de aprendizagem
Estevon Nagumo, Lúcio França Teles, Lucélia de Almeida Silva
e3757008
PDF
As perspectivas de tecnologia dos educadores em formação: valores em disputa
Marina Bazzo de Espíndola, Rosely Zen Cerny, Rachel Seixas Xavier
e3833009
PDF
A cultura visual e a técnica em imagens produzidas por estudantes de cursos de licenciatura
Guaracira Gouvêa
e3834010
PDF
PDF (English)
Affordances da formação de professores de línguas na era digital
Kyria Rebeca Finardi, Carlos Alberto Hildeblando Junior, Felipe Furtado Guimarães
e3723011
PDF
Interações, teorias e a massificação: estudo de caso da implantação de sala master em EaD
Antonio Siemsens Munhoz, Dinamara Pereira Machado
e3841012
PDF
Potencialidades da ferramenta Google My Maps para o ensino de geografia em Portugal
Luiz Martins Junior, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Marcia Vidal Candido Frozza
e3776013
PDF
A Educação Ambiental mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no Instituto Federal do Amazonas – Campus Humaitá
Clarides Henrich de Barba, Ana Paula Batista Lopes
e3768014
PDF
Desenho animado e imaginário infantil de massa: narrativas, mito e mídias na mediação escolar
Juliane Di Paula Queiroz Odinino, Gustavo José Assunção de Souza
e3772015
PDF
Recurso educacional aberto: saberes necessários sobre Notificação Compulsória
Geraedson Aristides da Silva, Geraldo Magella Teixeira, Kerle Dayana Tavares de Lucena
e3743016
PDF
O papel das mídias digitais e da literacia digital na educação não-formal em saúde
Mirian Ueda Yamaguchi, Josiane Kelly de Barros, Rosane Clys de Barros Souza, Marcelo Picinin Bernuci, Leonardo Pestillo de Oliveira
e3761017
PDF
PDF (English)
Entrevista com Michael Cole: cognição, tecnologias digitais e aprendizagens na perspectiva da psicologia histórico-cultural
Zena Eisenberg, Rosália Duarte
e3835018
PDF
Entrevista com Nadine Vicenten e Marnie Gelbart: Mídias e Educação: o que o pgEd tem para nos dizer?
Fabíola Simões Rodrigues da Fonseca
e3842019
PDF (English)
Demanda Contínua - Artigos
Ensino de ditadura civil-militar em tempos de “Escola Sem Partido”
José Airton de Farias, Danielle Rodrigues de Oliveira
e2712020
PDF
Ensino de psicologia da educação nos cursos de pedagogia: uma análise nas universidades públicas paranaenses
Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari, Marília Bazan Blanco, Roberta Negrão de Araújo
e2855021
PDF
PDF (English)
O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais
Fernanda Welter Adams, Scarlet Dandara Borges Alves, Dayane Graciele dos Santos, Simara Maria Tavares Nunes
e2887022
PDF
Noções matemáticas (massa e volume) de crianças com síndrome de Down
J. Marcos López-Mojica, Argentina E. Noriega García, Cesar Martínez Hernández
e2904023
PDF (Español (España))
Estratégias de aprendizagem e variáveis sociodemográficas de professores de licenciaturas
Gisele Fermino Demarque Jeronymo, Paula Mariza Zedu Alliprandini
e2911024
PDF
PDF (English)
Reflexões sobre preconceito e exclusão nas práticas corporais: narrativas de participantes de um projeto social
Eliane Isabel Julião Fabri, Lilian Aparecida Ferreira
e2580026
PDF
Modos de viver, partilhar e construir experiências na Pedagogia Griô
Luciana de Araújo Pereira, Charles Maycon deAlmeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva
e3060025
PDF
A institucionalização do “jovem” como sujeito de políticas públicas no Brasil: o CONJUVE em cena
Denise Maria Reis, Vítor Sérgio Ferreira, Roseli Esquerdo Lopes
e2559027
PDF
PDF (English)
Do positivismo ao positivismo jurídico: reverberações na formação do Bacharel em Direito
Ricardo Morais Pereira, Sônia Aparecida Siquelli
e2550028
PDF
A Sofística no Discurso Filosófico e Educacional de Michel de Montaigne
Flávia Rocha Carniel, Marcus Vinicius da Cunha
e3045029
PDF
PDF (English)
Valorização dos profissionais ou desprofissionalização na educação infantil? “novas” e “velhas” representações do professor
Jani Alves da Silva Moreira, Heloísa Irie Saito, Maria Eunice França Volsi, Lucinéia Maria Lazaretti
e2663033
PDF
Boas Práticas Educacionais sob a perspectiva dos Critérios de Excelência do PNQ
Débora Bernardino, Luis Perez Zotes
e2676034
PDF
Fazer filosófico no ensino médio: sentidos e desafios
Francis Silva de Almeida
e2685035
PDF
Funcionamento do atendimento educacional especializado na educação infantil: descrição da opinião de pais e professores
Aline Ferreira Rodrigues Pacco, Fabiana Cia
e2687036
PDF
A abordagem CTS no contexto das questões de matemática do ENEM (2012-2016)
Maria de Fátima Costa Sbrana, Evonir Albrecht, Marcia Aguiar
e2769037
PDF
Reflexões sobre a formação em educação física para atuação em saúde
Stela Lopes Soares, Douglas Prado Araújo, Diogo Queiroz Allen Palácio, Heraldo Simões Ferreira, Neide Dourado Martins, Anaisa Alves de Moura, Eveline Rufino Brasil, Davi Moreira Lima Romcy
e2782038
PDF
PDF (English)
Etnografia e Pesquisa Educacional a partir de Antropologia Interpretativa
Amurabi Oliveira
e2795039
PDF
Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática: um olhar para Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto – SP
Ana Paula dos Santos Malheiros, Lahis Braga Souza, Patrícia Peralta
e2841040
PDF
Alunos dotados de escolas com diferentes índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB)
Roseli Figueiredo Correa de Oliveira, Rosemeire de Araújo Rangni
e2872041
PDF
Estudo acerca da adoção e implementação da política de cotas étnico-raciais na Universidade Estadual de Campinas
Evandro Coggo Cristofoletti, Dayana Morais da Cruz, Thais Aparecida Dibbern, Milena Pavan Serafim
e2873042
PDF
O desenvolvimento da criação musical – cinco reflexões para a prática educativa em música
Rafael Beling, Silvia Cordeiro Nassif
e2930043
PDF
Características do Instituto Nacional de Cinema Educativo: organização administrativa e categorização de suas narrativas
Lara Rodrigues Pereira
e2968044
PDF
Os contributos da reflexão e da experiência vivenciada na formação continuada de professores
Marilda Aparecida Behrens, Tiago Reus Barbosa Fedel
e3009045
PDF
Descentramento Cultural na Educação Primária de Angola
Marcelino Mendes Curimenha
e3039046
PDF
Currículo do Ensino de Língua Inglesa e uso de tecnologias digitais previstos na BNCC
Sílvio Ribeiro da Silva, Cinthia Alencar Pacheco
e3046047
PDF
O estágio como práxis, a pedagogia e a didática: que relação é essa?
Osmar Hélio Alves Araújo
e3096048
PDF
Casos de ensino: narrativas de professores de Língua Espanhola de uma Instituição de Ensino Superior
André Frangulis Costa Duarte, Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
e3098049
PDF
Mediação e aprendizagem num espaço poroso: tibuns com/no MAR (Museu de Arte do Rio)
José Alberto Romaña Díaz, Angélica Vier Munhoz
e3114050
PDF
PDF (Español (España))
Situações escolares envolvendo a questão religiosa: recursos docentes e suas origens
Gabriela Abuhab Valente
e3121051
PDF
PDF (English)
Diários de aula como estratégia de reflexão na formação e prática docente
Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Dennis Gabiatti Lopes, Nathália Beatriz Fontes Silva
e3125052
PDF
Entre memória e experiência: algumas reflexões teórico-metodológicas sobre narrativas em fontes autobiográficas
Éder da Silva Silveira, Ana Paula Kahmann, Amanda Assis de Oliveira
e3245057
PDF
Impresso jornalístico estudantil nas produções científicas em educação (2002-2017)
Cintia Medeiros Robles Aguiar, Jacira Helena do Valle Pereira Assis
e3203058
PDF
PDF (English)
Divulgação científica em educação na Venezuela: hegemonia ou resistência?
Daniel José Puente Chacón, Marlene Rios Melo
e3214059
PDF (Español (España))
Configurações da infância na cidade: desigualdade interbairros e nos usos dos tempos e espaços por crianças curitibanas
Valéria Milena Rohrich Ferreira, Solange Pacheco Ferreira
e3275060
PDF
Ensino de Inglês e deficiência: um balanço da produção científica no Brasil
Vinícius Neves de Cabral, Silvia Márcia Ferreira Meletti
e3280061
PDF
Prática formativa no ensino superior na perspectiva da Fenomenologia Sociológica: narrativa de estudantes
Silvia Janaina Silveira Gomes, Nilma Margarida de Castro Crusoé
e3446062
PDF
PDF (English)
Teoria histórico-cultural e suas contribuições para o ensino de artes visuais
Ana Rita da Silva, Beatriz Aparecida Zanatta
e3500063
PDF
Signos interpretantes em atividades de Modelagem Matemática
Thiago Fernando Mendes, Lourdes Maria Werle de Almeida
e3504064
PDF
PDF (English)
O trabalho em parceria na educação inclusiva: experiências na Educação Infantil
Patrícia Critina Rosalen, Laura Noemi Chaluh
e3579065
PDF
Formação do professor que ensina matemática, ludicidade e narrativas: o que se pesquisou no Brasil
Américo Junior Nunes da Silva, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
e3631066
PDF
Periódicos científicos: sua inserção em materiais didáticos no curso de especialização em Educação e Tecnologias da UFSCar
Gabriela Ricci, Braian Veloso
e3708067
PDF
PDF (English)
Uso dos softwares de autoria na elaboração de recursos didáticos para a formação de professores
João Francisco Staffa da Costa, Valderez Marina do Rosário Lima, Emanuella Silveira Vasconcelos, Adriano Rodrigo Debus
e3750068
PDF
Sociedade Multitela e a Semiformação: um desafio ético de grande monta
Marta Regina Furlan de Oliveira, Nilo Agostini
e3753069
PDF
PDF (English)
Ambiente de aprendizagem: conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo
Izoldi Klein Pinheiro, Dilva Bertoldi Benvenutti, Jacir Favretto
e3765070
PDF
Educação e mídias digitais: a necessária síntese da contradição valor de uso/valor de troca
Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
e3773071
PDF
PDF (English)
As competências básicas no processo de ensino e aprendizagem de línguas: um estudo pautado no domínio comunicativo-digital
Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
e2820081
PDF
Construção do direito da criança pequena à educação no Brasil: história a partir do estado
Nayane Moreno Perea, Géssica Priscila Ramos
e3443082
PDF
Percepções de estudantes e professores sobre métodos ativos para a formação de médicos
Caio Vinicius da Conceição, Magali Aparecida Alves de Moraes
e3732083
PDF
A literatura do Povo Baniwa na tradição oral
Rosenilda Rodrigues de Freitas Luciano, Hellen Cristina Picanço Simas, Jefferson Gil da Rocha Silva
e3380084
PDF
Cinema e Educação: o Projeto Imagens em Movimento e espaços de alteridade
Danielle de Oliveira Ribeiro, Teresa Paula N. R. Gonçalves
e3475085
PDF
O encontro da criança com o livro didático: representações da infância
Taciana Zanolla, Flávia Brocchetto Ramos, Verônica Bohm
e3511090
PDF
Pibid e formação docente: contribuições do professor supervisor
Elaine de Oliveira Carvalho Moral Queiroz, Maria de Fátima Ramos Andrade, Maria da Graça Nicoletti Mizukami
e3744091
PDF
Políticas públicas de formação para professores da Educação Básica: estudo sobre a formação por EaD
Gracieda dos Santos Araújo
e3664092
PDF
Apoio pedagógico nos anos iniciais a partir do modelo laboratório rotacional de ensino híbrido
Elisane Ortiz de Tunes Pinto, Fernando Augusto Treptow Brod
e2849094
PDF
Contribuições do PIBIC/CNPq para a constituição do habitus de pesquisador
Daiana De Nez Moura, Elcio Cecchetti, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
e3257096
PDF
Auguste Comte e o projeto educacional burguês
Ana Paula Aires Rodrigues, Daniela Azarias Ferreira da Silva, Marco Antônio de Oliveira Gomes, Maria Cristina Gomes Machado
e3382097
PDF
Inclusão em uma universidade estadual do interior de São Paulo
Tamiris Aparecida Fachinetti, Relma Urel Carbone Carneiro
e3627098
PDF
Sobre a intolerância e as formas de pensar: uma reflexão a partir de Paul Ricoeur
Clóvis Trezzi
e3696099
PDF
Práticas de oralidade na alfabetização: uma leitura do material do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pilar Silveira Mattos, Tânia Guedes Magalhães
e3400102
PDF
Suicídio.com: o último ato do espetáculo
Marsiel Pacífico, Luiz Roberto Gomes
e3873103
PDF
PDF (English)
Educação Infantil e formação inicial de professores: o jogo pedagógico na organização do ensino
Carine Daiana Binsfeld, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
e3939104
PDF
Hierarquia social dos objetos: o capital científico das tecnologias digitais de informação e comunicação no campo da educação
André Garcia Corrêa, Daniel Ribeiro Silva Mill
e3756106
PDF
(Des)encontros da extensão universitária com a educação popular na Universidade Federal de São Carlos
Ana Luiza Salgado Cunha, Aida Victoria Garcia Montrone, Glauber Barros Alves Costa
e3951126
PDF
Inclusão no ensino superior: produção científica do Programa de pós-graduação em Educação Especial da UFSCar
Renata Andrea Fernandes Fantacini, Maria Amelia Almeida
e3208127
PDF
Do real ao desejável: formação e práticas de docentes de língua portuguesa
Leandra Ines Seganfredo Santos
e3683128
PDF
Estudo de Caso
Qualificação docente e desenvolvimento regional: um estudo de caso em uma faculdade municipal
Maria Fernanda Diogo, Lucídio Bianchetti
e3097076
PDF
Violência contra pessoas com deficiência: um estudo de caso
Marlon Jose Gavlik Mendes, Tânia Maria Rechia Schroeder, Fátima Elisabeth Denari
e3308080
PDF
Ensaios
Estudo do senso numérico: aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
Évelin Fulginiti de Assis, Luciana Vellinho Corso, Alessandra Figueiró Thornton, Sula Cristina Teixeira Nunes
e2757030
PDF
Linguagem e o processo de ensino e aprendizagem em Química: leituras contemporâneas de Vigotski apoiadas por Tomasello
Fernando César Silva
e2765056
PDF
Aprendizagem ao longo da vida, conhecimento e habilidades estratégicas: abordagens conceituais no contexto da colaboração científica entre Brasil e Itália
Paolo Di Rienzo, Aline Sommerhalder, Massimo Margottini, Concetta La Rocca
e3584075
PDF (Italiano)
Neoliberalismo, Reforma Educacional, Semiformação
Andreas Gruschka
e3989088
PDF
PDF (Deutsch)
O conceito de formação na pesquisa (auto)biográfica: a complexidade como paradigma emergente e o método (auto)biográfico como síntese
Júlia Guimarães Neves, Filipi Vieira Amorim, Lourdes Maria Bragagnolo Frison
e3129095
PDF
Análise de Imagens
Caminho: do motivo visual para os motivos pedagógicos
Rosiane de Jesus Dourado
e2815077
PDF
Relatos de Experiência
Significando a experiência: autoanálise de três professores iniciantes no Estágio Supervisionado
Eliane Aparecida Miqueletti, Milenne Biasotto, Tiago Dziekaniak Figueiredo
e2582031
PDF
A observação do cotidiano escolar na práxis formativa
Elaine Conte, Adilson Cristiano Habowski, Lilian Soares Alves Branco, Míriam Benites Rios
e2787032
PDF
PDF (English)
O friso da vida: uma biografia de Edvard Munch sob a percepção de alunos
Eliasaf Rodrigues de Assis, Kleber Tüxen Carneiro, José Carlos Marion, Fernanda Tüxen Azevedo
e2736053
PDF
Projetos interdisciplinares a partir de livros científicos e literários
Maiquel Röhrig
e2779054
PDF
Análise do Comportamento Aplicada à Educação: aprendendo com as escolas CABAS e Morningside
Luisa Schivek Guimarães, Sergio Vasconcelos de Luna
e2802055
PDF
Prática docente do sociólogo na educação básica: simulação de parlamento
Manoel Moreira de Sousa Neto, Márcio Kleber Morais Pessoa
e3093072
PDF
Raciocínio computacional no ensino de língua inglesa na escola: um relato de experiência na perspectiva BYOD
Ecivaldo de Souza Matos, Fábio Correia de Rezende
e3116073
PDF
“Todo mundo quer ser perfeito mesmo” Significados da vivência escolar e reforço para uma adolescente
Marina Lara Rodrigues
e3151074
PDF
Entomologia na escola: o que os estudantes pensam sobre os insetos e como utilizá-los como recurso didático?
Bruno de Sousa-Lopes, Nayane Alves da Silva
e3300078
PDF
Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
Rosa Maria Rigo, Maria Inês Côrte Vitória, José António Marques Moreira
e3417079
PDF
PDF (English)
Projeto acadêmico e gestão democrática no ensino superior público: o caso da UNIFESP- campus Guarulhos
Marineide de Oliveira Gomes, Daniel Arias Vazquez
e3347086
PDF
Brasil – África: a formação docente para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana como estratégia de uma educação antirracista
Delton Aparecido Felipe
e3372087
PDF
O estudo da construção da imagem contemporânea no processo experimental entre teoria e prática
Márcia Eliane Rosa, Bruno Henrique Batista Teixeira, Renata Jéssica Galdino
e3727100
PDF
Projeto Vale Sonhar como instrumento de educação sexual nas escolas públicas de São Paulo
Patrícia Vieira Antoniassi, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
e3801101
PDF
Programa Ciência sem Fronteiras: um relato de experiência por estudantes de Engenharia de Pesca
Nathália Byrro Gauthier, Marcelo Carneiro de Freitas
e3633105
PDF
Implicações de uma proposta de currículo integrado à luz de Gadamer
Márcia Rodecz, Emerson Bianchini Estivalete
e3690107
PDF
PDF (English)
Construindo modelos científicos com materiais e obras artísticas em uma disciplina da licenciatura do campo
Matheus de Castro e Silva, Penha das Dores Souza e Silva, Fernando César Silva
e3752108
PDF
A dança recri(a)ção: linguagens criativas e emancipatórias na Educação Física na Infância
Valdilene Wagner, Paulo Iran Pereira de Souza, Rayla de Sousa Barbosa, Dayele Ribeiro de Castro Castanheira
e3923109
PDF
Políticas Educacionais e Proesde: Uma experiência de formação docente no Estado de Santa Catarina
Mirele Corrêa, Jessiel Odilon Junglos, Gicele Maria Cervi
e3924129
PDF
Arte e estética na educação: um relato de experiência da educação (do) sensível
Júlia Graciela de Souza, Mariana Lopes Junqueira, Carla Carvalho
e3246130
PDF
Entrevistas
Educação e Resistências que Ecoam da Amazônia: entrevista com Miguel Arroyo
Reinaldo de Souza Marchesi, Leonardo Zenha Cordeiro
e4526152
PDF
Resenhas
Contribuições de Michel Foucault e Paulo Freire para a educação popular
Francikely da Cunha Bandeira, Maria Lígia Isídio Alves, Gildivan Francisco das Neves
e3561089
PDF
Primeira classe: como construir uma escola de qualidade para o século XXI
Adolfo Antonio Hickmann, Girlane Moura Hickmann
e3673093
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Enviar Submissão
Enviar Submissão