Construindo modelos científicos com materiais e obras artísticas em uma disciplina da licenciatura do campo
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993752Palavras-chave:
Ensino de ciências, Modelo científico, Educação do campo.Resumo
Os modelos científicos são construções que permeiam diversos campos da atividade do ensino de Ciências e constituem o foco de discussões nas salas de aulas do ensino básico e superior. Desta forma, tanto a construção de um modelo quanto sua avaliação são atividades que permitem o contato dos alunos com as Ciências. Para a formação de professores de Ciências, o contato com o processo de modelagem se torna relevante para o entendimento de seu campo de atuação. Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência sobre a construção de modelos em uma disciplina do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais. As discussões científicas, bem como as atividades de modelagem, aproximaram-se das artes plásticas, por meio do uso de alguns materiais e abertura para a expressividade. A partir das discussões da disciplina, os alunos, além de se envolverem com o processo de modelagem, ainda argumentaram sobre a natureza desse processo durante a avaliação e o teste do modelo construído por eles. Um desses modelos elaborados pelos licenciandos possuía abrangência para explicar a teoria cinético molecular dos gases, corroborando com relatos outros sobre as ciências. A elaboração de modelos contribuiu tanto para o contato dos alunos com práticas científicas quanto para a expressão de suas ideias por meio da aproximação às atividades artísticas.
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