Caminho: do motivo visual para os motivos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992815Palavras-chave:
Motivo visual, Cinema, Educação, Infância.Resumo
Esse é um exame crítico sobre o motivo visual cinematográfico: caminho, em dois filmes, Onde Fica a Casa de Meu Amigo? (1987) e Gosto de Cereja (1997), do cineasta e fotógrafo iraniano, Abbas Kiarostami, estabelecendo suas relações com as práticas educativas e os possíveis conhecimentos formados com o cinema. O objetivo é discutir o aprendizado com a linguagem cinematográfica na escola através das relações pedagógicas entre adulto e criança, cinema, educação e imaginação. A análise dos filmes parte da leitura das críticas feitas por Ragel (2016), Bergala (2008) e Bernardet (2004) acerca da linguagem cinematográfica de Abbas Kiarostami, que desenvolveu uma poética artística e reflexiva sobre questões da vida. Outras produções audiovisuais e experiências educativas com o cinema são articuladas a teorias sobre infância, processos educativos e subjetividades. Este texto aponta para caminhos pedagógicos de aproximação entre adultos e crianças, professores e alunos, em relações pedagógicas de respeito às alteridades e especificidades.
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