Estudo do senso numérico: aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva

Autores

  • Évelin Fulginiti de Assis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Vellinho Corso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alessandra Figueiró Thornton Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sula Cristina Teixeira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992757

Palavras-chave:

Senso numérico, Aprendizagem da matemática, Estudos preditivos, Intervenção.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo elucidar questões relativas à origem, definição e contribuições do senso numérico para a aprendizagem matemática. Abordam-se as controvérsias envolvidas na origem e conceituação do constructo, assim como a compreensão de senso numérico que caracteriza este trabalho. São apresentados estudos que destacam o papel relevante que o senso numérico desempenha para a construção da matemática inicial e a relação que este constructo tem evidenciado com o desempenho matemático posterior das crianças. Após, relaciona-se o que foi exposto às ações educacionais desenvolvidas por pesquisadores da área, mostrando a efetividade do investimento no desenvolvimento de intervenções matemáticas. Em conclusão, fica evidenciada a controvérsia que caracteriza a conceituação de senso numérico, o que reflete a necessidade e relevância de mais pesquisa nesta área. É destacada também a forte relação preditiva entre o constructo e o conhecimento matemático posterior, o que tem impulsionado a realização de estudos de intervenção neste campo, com resultados animadores, para alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem na matemática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Évelin Fulginiti de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia pela UFRGS.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha Aprendizagem e Ensino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pedagoga, Psicopedagoga, Mestra em Educação pela Universidade de Flinders, Adelaide, Austrália. Doutora em Educação pela UFRGS.

Alessandra Figueiró Thornton, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda da linha Aprendizagem e Ensino do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora de inglês, Graduada em Letras, Psicopedagoga e estudante de Pedagogia. 

Sula Cristina Teixeira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda da linha Aprendizagem e Ensino do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Psicopedagoga, especialista em educação especial e processos inclusivos.

Referências

ANDERSSON, Ulf; LYXELL, Björn. Working memory deficit in children with mathematical difficulties: A general or specific deficit? Journal of experimental child psychology, v. 96, n. 3, p. 197-228, 2007.

ANDREWS, Paul; SAYERS, Judy. Identifying opportunities for grade one children to acquire foundational number sense: Developing a framework for cross cultural classroom analyses. Early Childhood Education Journal, v. 43, n. 4, p. 257-267, 2015.

ANTELL, Sue Ellen; KEATING, Daniel P. Perception of numerical invariance in neonates. Child development, p. 695-701, 1983.

ARAGÓN-MENDIZÁBAL, Estíbaliz; AGUILAR-VILLAGRÁN, Manuel; NAVARRO-GUZMÁN, José I.; HOWELL, Richard. Improving number sense in kindergarten children with low achievement in mathematics. Anales de Psicología/Annals of Psychology, v. 33, n. 2, p. 311-318, 2017.

BARBOSA, Heloiza Helena de Jesus. Sentido de número na infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos. Paidéia, v. 17, n. 37, p. 181-194, 2007.

BERCH, Daniel B. Making sense of number sense: Implications for children with mathematical disabilities. Journal of learning disabilities, v. 38, n. 4, p. 333-339, 2005.

BRYANT, Diane p.; BRYANT, Brian R.; VAUGHN, Greg R.S.; PFANNENSTIEL, Kathleen H.; PORTERFIELD, Jennifer; GERSTEN, Russell. Early numeracy intervention program for first-grade students with mathematics difficulties. Exceptional Children, v. 78, n. 1, p. 7-23, 2011.

CORSO, L. Memória de trabalho, senso numérico e desempenho em aritmética. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 20, n. 1, p. 141-154, 2018.

CORSO, L.; DORNELES, B. V. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista Psicopedagogia, São Paulo, 83, 289–309, 2010.

DEHAENE, Stanislas. Babies who count. In: DEHAENE, Stanislas. The Number Sense: how the mind creates mathematics. New York: Oxford University Press, 1997.

DE SMEDT, Bert; GILMORE, Camilla K. Defective number module or impaired access? Numerical magnitude processing in first graders with mathematical difficulties. Journal of experimental child psychology, v. 108, n. 2, p. 278-292, 2011.

DOWKER, Ann; SIGLEY, Graham. Targeted interventions for children with arithmetical difficulties. In: BJEP Monograph Series II, Number 7-Understanding number development and difficulties. British Psychological Society, p. 65-81, 2010.

DYSON, Nancy I.; JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph. A number sense intervention for low-income kindergartners at risk for mathematics difficulties. Journal of learning disabilities, v. 46, n. 2, p. 166-181, 2013.

FUCHS, Lynn S.; FUCHS, Douglas; STUEBING, Karla; FLETCHER, Jack M.;HAMLETT, Carol L.; LAMBERT, Warren. Problem solving and computational skill: Are they shared or distinct aspects of mathematical cognition? Journal of educational psychology, v. 100, n. 1, p. 30-47, 2008.

FUCHS, Lynn. S.; POWELL, Sara. R.; SEETHALER, Pamela M.; CIRINO, Paul T.; FLETCHER, Jack M.; FUCHS, Douglas; HAMLETT, Carol L. The effects of strategic counting instruction, with and without deliberate practice, on number combination skill among students with mathematics difficulties. Learning and individual differences, v. 20, n. 2, p. 89-100, 2010.

FUSON, Karen C.; SECADA, Walter G.; HALL, James W. Matching, Counting, and Conservation of Numerical Equivalence. Child Development, v. 54, n. 1 p. 91-97, 1983.

GERSTEN, Russell; CHARD, David. Number sense: Rethinking arithmetic instruction for students with mathematical disabilities. The Journal of special education, v. 33, n. 1, p. 18-28, 1999.

GINSBURG, Herbert P.; LEE, Joon Sun; BOYD, Judi Stevenson. Mathematics Education for Young Children: What It Is and How to Promote It. Social Policy Report, v. 22, n. 1. p. 3-23, 2008.

HASSINGER-DAS, Brenna; JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph; IRWIN, Casey; DYSON, Nancy. Domain-general mediators of the relation between kindergarten number sense and first-grade mathematics achievement. Journal of Experimental Child Psychology, v. 118, p. 78-92, 2014.

JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph; RAMINENI, Chaitanya. The importance of number sense to mathematics achievement in first and third grades. Learning and individual differences, v. 20, n. 2, p. 82-88, 2010.

JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph; RAMINENI, Chaitanya, WATKINS, Marley W. Validating a number sense screening tool for use in kindergarten and first grade: Prediction of mathematics proficiency in third grade. School Psychology Review, v. 39, n. 2, p. 181, 2010.

MARTIN, Rebecca B.; CIRINO, Paul T.; SHARP, Carla; BARNES, Carla. Number and counting skills in kindergarten as predictors of grade 1 mathematical skills. Learning and individual differences, v. 34, p. 12-23, 2014.

MEYER, Meghan L.; SALIMPOOR, Valorie; WU, Sarah S.; GEARY, David C.; MENON, Vinod. Differential contribution of specific working memory components to mathematics achievement in 2nd and 3rd graders. Learning and Individual Differences, v. 20, n. 2, p. 101-109, 2010.

NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Explicando numeralização. In: NUNES, T; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 246 p.

NUNES,Terezinha; BRYANT, Peter. Children’s understanding of mathematics. In: GOSWAMI, Usha C. (Org.) The wiley-blackwell handbook of childhood cognitive development. Blackwell Publishing, 2011.

NUNES, Sula. C. T.; ASSIS, Évelin F.; THORNTON, Alessandra F.; CORSO, Luciana Vellinho. Contribuições da pesquisa em senso numérico para a prática de sala de aula. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. ULBRA, 2017, Canoas, RS. Anais do VII CIEM – Canoas, Ulbra 2017, 2017.

OKAMOTO, Yukari; CASE, Robbie. Exploring the microstructure of children's central conceptual structures in the domain of number. Monographs of the Society for research in Child Development, v. 61, n. 1?2, p. 27-58, 1996.

PASSOLUNGHI, Maria Chiara; LANFRANCHI, Silvia. Domain?specific and domain?general precursors of mathematical achievement: A longitudinal study from kindergarten to first grade. British Journal of Educational Psychology, v. 82, n. 1, p. 42-63, 2012.

PRAET, Magda; DESOETE, Annemie. Enhancing young children's arithmetic skills through non-intensive, computerised kindergarten interventions: A randomised controlled study. Teaching and Teacher Education, v. 39, p. 56-65, 2014.

SPERAFICO, Yasmini Lais Spindler. Intervenção no uso de procedimentos e estratégias de contagem com alunos dos anos iniciais com baixos desempenho em matemática. Revista Psicopedagogia, v. 31, n. 94, p. 11-20, 2014.

SPINILLO, Alina Galvão. Usos e funções do número em situações do cotidiano. In.: BRASIL. Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos. Brasília: MEC, SEB, p. 20-29, 2014.

STARKEY, Prentice; COOPER, Robert G. Perception of numbers by human infants. Science, v. 210, n. 4473, p. 1033-1035, 1980.

STEIN, Lilian Milnitsky. TDE: teste de desempenho escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 1-17, 1994.

STOCK, Pieter; DESOETE, Annemie; ROEYERS, Herbert. Mastery of the counting principles in toddlers: A crucial step in the development of budding arithmetic abilities? Learning and Individual Differences, v. 19, n. 4, p. 419-422, 2009.

STRAUSS, Mark S.; CURTIS, Lynne E. Infant perception of numerosity. Child development,v. 52, p. 1146-1152, 1981.

TOLAR, Tammy D.; FUCHS, Lynn; FLETCHER, Jack M.;FUCHS, Douglas; HAMLETT, Carol L. Cognitive profiles of mathematical problem solving learning disability for different definitions of disability. Journal of learning disabilities, v. 49, n. 3, p. 240-256, 2016.

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

ASSIS, Évelin F. de; CORSO, L. V.; THORNTON, A. F.; NUNES, S. C. T. Estudo do senso numérico: aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2757030, 2020. DOI: 10.14244/198271992757. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2757. Acesso em: 21 nov. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2018-04-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-11-29
##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)