Etnografia e Pesquisa Educacional a partir de Antropologia Interpretativa

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992795

Palavras-chave:

Etnografia, Antropologia da educação, Pesquisa educacional.

Resumo

Em período recente tem havido uma intensa profusão de pesquisas qualitativas em educação no Brasil, ganhando um destaque crescente o uso da etnografia, entretanto, tem ocorrido também um intenso debate sobre os usos e possibilidades da etnografia em educação, incluindo críticas à forma como ela tem sido incorporada na pesquisa educacional. Neste artigo, num amplo diálogo entre antropologia e educação, busco elucidar algumas questões sobre o uso da etnografia, porém partindo de uma concepção particular de etnografia, desenvolvida no que se denomina de antropologia interpretativa, assentada principalmente na obra do antropólogo americano Clifford Geertz (1926-2006).

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

OLIVEIRA, A. Etnografia e Pesquisa Educacional a partir de Antropologia Interpretativa. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2795039, 2020. DOI: 10.14244/198271992795. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2795. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

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