Casos de ensino: narrativas de professores de Língua Espanhola de uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993098Palavras-chave:
Formação de professores, Conhecimento profissional docente, Casos de ensino, Língua espanhola.Resumo
Este artigo tem por finalidade analisar situações pedagógicas que constituem o conhecimento profissional dos docentes de Língua Espanhola de uma Instituição de Ensino Superior localizada na região do Vale do Paraíba, buscando-se extrair dados que contribuam para este e para outros ambientes educacionais. Tal análise foi realizada por intermédio de quatro narrativas em formato de casos de ensino compostas por estes professores e fundamentando-se, em grande medida, nas categorias da base do conhecimento (SHULMAN, 2014). A base metodológica desta pesquisa é a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), levando-se em conta a perspectiva, a subjetividade e a vivência dos participantes no seu próprio ambiente natural como fonte direta da obtenção de dados descritivos sobre seu conhecimento profissional. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um pedido para composição individual de casos de ensino. Fundamentou-se o uso deste instrumento nos estudos realizados por Shulman (2000) e Nono e Mizukami (2002). Os principais resultados encontrados apontam, dentre outras, para as seguintes conclusões: percebeu-se a validade de desenvolver a aprendizagem dos seus alunos sob uma perspectiva integral; de se aprender com a própria experiência; e de se compartilhar casos de ensino como os aqui analisados, no intuito de agregar experiências de companheiros ao seu próprio conhecimento profissional e, desta forma, potencializar as oportunidades de aprendizagem dos alunos desta Instituição de Ensino.
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3 reimp. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Livraria Porto, 1994.
DOMINGUES, I. M. C. S.; SARMENTO, M. T. J.; MIZUKAMI, M. G. N. Os casos de ensino na formação-investigação de professores dos anos iniciais. In: I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, Braga-Portugal – UMINHO. Perspectivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras, 2012.
GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Profesores de sustancia: el conocimiento de la materia para enseñanza. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, vol. 9, núm. 2, 2005.
KIRSCH, D. B.; MIZUKAMI, M. G. N. Concepções acerca dos processos de ensinar e de aprender em uma Academia Militar. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 182-195, 2014. http://dx.doi.org/10.14244/19827199971
MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro, Sísifo - Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr., 2009.
MONTERO, L. A construção do conhecimento profissional docente. 1. ed. Lisboa: Homo Sapiens Ediciones, 2001.
MUSSI, A. A. Docência no ensino superior: conhecimentos profissionais e processos de desenvolvimento profissional. 2007. 294 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, 203/204/205, pp. 72-84, 2002.
PRADO, G. V. T. Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. Interfaces da Educação, v. 4, p. 149-165, 2013.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007.
SHULMAN, J. Case methods as a bridge between standards and classroom practice. 2000. Disponível em http://www.ericsp.org/pages/digests/shulman.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.
SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, p.196-229, dez. 2014.
SHULMAN, J.; SHULMAN, L. Como os professores aprendem: uma perspectiva em transformação, 2004. Cadernos Cenpec | São Paulo | v.6 | n.1 | p.120-142 | jan./jun. 2016. Disponível online em http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos /article/view/353. Acesso em: 05 jun. 2018.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Tradução de Marcia dos Santos Lopes. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-07-16
##plugins.generic.dates.published## 2020-02-01