Educação Infantil e formação inicial de professores: o jogo pedagógico na organização do ensino
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993939Palavras-chave:
Educação infantil, Formação de professores, Organização do ensino, Educação matemática na infânciaResumo
Este artigo discute parte de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo por objetivo identificar aprendizagens de futuras professoras na organização do ensino de matemática na Educação Infantil, tomando o jogo pedagógico, como orientador das ações propostas. Compreende-se a Educação Infantil como um espaço de aprendizagens que proporciona à criança crescer, desenvolver-se e produzir cultura, pelas experiências com o conhecimento científico e, nesta investigação em especial, com o conhecimento matemático. A partir de tal compreensão, o embasamento teórico deste trabalho está respaldado pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade, da Atividade Orientadora de Ensino e do jogo como atividade principal da criança. Como procedimento metodológico organizou-se um experimento formativo com 15 encontros para estudos, discussões e desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagem em uma turma de Educação Infantil com crianças a partir de 5 anos. Quando futuros professores têm possibilidade de estudar, planejar e avaliar situações de aprendizagem, produzindo um modo geral de planejar pelo jogo como a atividade que melhor permite à criança vivenciar e experienciar os conhecimentos científicos, em especial de matemática, estão aprendendo sobre a responsabilidade social de ser professor de Educação Infantil. Isto está intrinsecamente relacionado com a função social do trabalho do professor, no que se refere à aprendizagem dos aspectos metodológicos da organização do ensino e, em especial, ao planejamento.
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