Impresso jornalístico estudantil nas produções científicas em educação (2002-2017)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993203Palavras-chave:
Impresso estudantil, Escrita de estudantes, Impresso como fonte.Resumo
Objetiva-se neste estudo identificar as produções científicas sobre impressos jornalísticos estudantis no Brasil, com ênfase em estudos que os priorizem como fonte principal e/ou objeto de estudo e que sejam necessariamente escritos pelos e para estudantes. Neste sentido, fez-se um mapeamento das produções indexadas na BDTD e no Portal CAPES entre os anos de 2002 a 2017, o corpus de análise foi composto por seis dissertações e onze artigos. Utiliza-se o software de gerenciamento bibliográfico Mendeley Reference Manager, para gestão das referências bibliográficas e organização das produções, já a análise dos dados foi procedida por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados sinalizam que, as produções científicas sobre os impressos no Brasil evidenciam um universo amplo e distinto de obras e desdobramentos teórico-metodológicos, que possibilitam diferentes olhares e caminhos teóricos em estudos que privilegiam impressos como fontes e/ou objeto no campo da História da Educação. Posto isto, os domínios da historiografia da educação sobre impressos estudantis caminham em progressão, principalmente, com o movimento destes estudos na produção de artigos, monografias, dissertações e/ou livros, entretanto, como um todo, o documento ainda é pouco explorado no Brasil, e são parcos os estudos sobre impressos produzidos por e para estudantes.
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Referências
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