Signos interpretantes em atividades de Modelagem Matemática

Autores

  • Thiago Fernando Mendes Universidade Estadual de Londrina
  • Lourdes Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993504

Palavras-chave:

Educação matemática, Modelagem matemática, Semiótica peirceana.

Resumo

Neste artigo investigamos a produção de signos interpretantes no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. O quadro teórico em que se fundamenta nossa pesquisa articula a modelagem matemática na Educação Matemática e elementos da semiótica estruturada por Charles Sanders Peirce e reconhecida na literatura como semiótica peirceana, com foco na denominada teoria dos signos interpretantes. As argumentações teóricas são associadas a uma pesquisa empírica em que uma sequência de atividades de modelagem matemática foi desenvolvida com alunos de um curso de licenciatura em matemática na disciplina de cálculo diferencial e integral I. A análise das atividades segue encaminhamentos da pesquisa qualitativa e nos leva a inferir que, na sequência de atividades de modelagem matemática, signos interpretantes imediatos são mais evidentes na atividade de aquecimento, enquanto interpretantes dinâmicos e interpretantes finais podem ser identificados com mais frequência nas atividades de acompanhamento. De modo geral, os interpretantes dão indícios de como a derivada foi sendo usada pelos alunos para deliberar sobre a existência de valor máximo ou valor mínimo nos problemas investigados nas atividades de modelagem matemática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Fernando Mendes, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Engenharia de Produção.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL.

Referências

ALMEIDA, L. M. W. Um olhar semiótico sobre modelos e modelagem: metáforas como foco de análise. Zetetiké. FE-Unicamp, v. 18, número temático, p. 387-414, 2010.

ALMEIDA, L. M. W. Considerations on the use of mathematics in modeling activities. ZDM, v. 50, p. 19-30, 2018.

ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. S. Atividades de Modelagem Matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir?. Ciência e Educação (UNESP), 11, 1-16, 2005.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P. A Ação dos Signos e o Conhecimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática. Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 57, p. 202-219, abr., 2017.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; VERONEZ, M. R. D. Sobre a geração e interpretação de signos em atividades de modelagem matemática. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - VI SIPEM, 2015, Pirenópolis. Anais do VI SIPEM. Rio de Janeiro: SBEM, 2015. v. 1. p. 1-12.

ÄRLEBÄCK, J.; DOERR, H. Moving beyond a single modelling activity. In: Mathematical Modelling in Education Research and Practice. Springer International Publishing, p. 293-303, 2015.

ÄRLEBÄCK, J.; DOERR, H. Students’ interpretations and reasoning about phenomena with negative rates of change throughout a model development sequence. ZDM, v. 50, n. 1-2, p. 187-200, 2018.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education: An introduction to theories and methods. New York: Pearson Education, 2003.

CARREIRA, S.; BAIOA, A. M. Mathematical modelling with hands-on experimental tasks: On the student’s sense of credibility. ZDM, v. 50, n. 1-2, p. 201-215, 2018.

DRIGO, M. O. Comunicação e cognição: semiose na mente humana. In: Comunicação e cognição: semiose na mente humana. Sulinas, 2007.

LESH, R.; CRAMER, K.; DOERR, H.; POST, T.; ZAWOJEWSKI, J. Model Development Sequences. In: Richard Lesh & Helen Doerr, (Eds.), Beyond constructivism: Models and modeling perspectives on mathematics problem solving, learning, and teaching. Mahwah: Erlbaum, 2003.

NÖTH, W. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 2008.

PEIRCE, C. S. Semiótica e filosofia. Editora Cultrix, 1972.

PEIRCE, C. S. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2012.

Publicado

03-03-2020

Como Citar

MENDES, T. F.; ALMEIDA, L. M. W. de. Signos interpretantes em atividades de Modelagem Matemática . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3504064, 2020. DOI: 10.14244/198271993504. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3504. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2019-06-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-07-28
##plugins.generic.dates.published## 2020-03-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)