Reflexões sobre a formação em educação física para atuação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992782Palavras-chave:
Formação profissional, Educação física e treinamento, Serviços de saúde escolar.Resumo
O professor de Educação Física, tornou-se no decorrer dos anos, um profissional valorizado pela sociedade, de tal modo que, atualmente integra equipes multidisciplinares no Sistema Único de Saúde - SUS, e através de sua abordagem interdisciplinar, vem conquistando cada vez mais espaço. Com este intuito, o objetivo dessa pesquisa é analisar a formação oferecida no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Para tanto, este estudo tem como metodologia a pesquisa de campo e exploratória, pois tem como foco as informações e/ou conhecimentos sobre um problema ou situação, buscando respostas para tanto, ou comprovando pressupostos, descobrindo novos fenômenos ou as relações entre eles. O cenário desta pesquisa foi a Universidade Estadual Vale do Acaraú, em específico, entrevistas com os docentes do curso de Educação Física da referida universidade, no ano de 2017. A partir dos achados, observou-se o perfil destes professores: homens, com idades entre 41 e 50 anos, mestres, formados em Educação Física pela Universidade de Fortaleza, com mestrado ou doutorado na área da Saúde, têm entre 20 a 29 anos de experiência no Ensino Superior e possuem entre um a cinco anos de experiência na Universidade citada. Acredita-se que o conceito de saúde exerça influência na formação dos profissionais de Educação Física, sendo necessárias outras atitudes para a modificação do quadro encontrado. Dessa forma, percebe-se que a formação inicial dos envolvidos não os preparou para abordar a temática saúde na escola.
Métricas
Referências
ANDRADE, Maria do Carmo Ferreira; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. A formação de professores na utilização da metodologia por competências – SENAI em Manaus. 5° CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, Atas CIAIQ, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura – MEC. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 2002.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 7/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de abril de 2004, Seção 1, p. 18.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Diário Oficial da União, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2, de 1° de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2015.
BURGARELLI, Cristovão Giovani; CARMO, Danielsie Silva do. Formação e desejo de ser professor, Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.3, p.890-899, set./dez., 2017. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1872/646> Acesso em: 14 de maio de 2018.
CARDOSO, Márcia Regina Gonçalves. O professor do ensino superior hoje: perspectivas e desafios. Cadernos da Fucamp, v.15, n.23, p.87-106 /2016. Disponível em: <http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/viewFile/837/596> Acesso em: 10 de março de 2017.
CARVALHO, Fábio Fortunato Brasil de. Práticas corporais e atividades físicas na atenção básica do sistema único de saúde: ir além da prevenção das doenças crônicas não transmissíveis é necessário. Rev. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 647-658, abr./jun. de 2016.
CONFEF- Conselho Federal de Educação Física. Resolução n.º 206, de 07 de novembro de 2010, Rio de Janeiro, 2010.
COSTA, Gabriela Maria Cavalcanti; CAVALCANTI, Vagner Martins; BARBOSA, Mayara Lima; CELINO, Suely Deysny de Matos; FRANÇA, Inárcia Sátiro Xavier de; SOUSA, Francisco Stélio de. Promoção de saúde nas escolas na perspectiva de professores do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Enfermagem, 15(2): 506-15, abr./jun.2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.15769> . Acesso em 10 de Dezembro de 2017.
FARIA JUNIOR, Alfredo Professor de educação física: licenciado generalista. In: OLIVEIRA, Vitor Marinho de (org.). Fundamentos pedagógicos educação física 2. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1987
FERREIRA, Heraldo Simões; OLIVEIRA, Bráulio Nogueira de; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online], 2013, vol.35, n.3, pp.673-685. ISSN 2179-3255.
FERREIRA, Heraldo Simões. Educação Física Escolar e saúde em escolas públicas municipais de Fortaleza: proposta de ensino para saúde. 2011. 191f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva), Associação Ampla UECE/UFC/UNIFOR, Universidade Estadual do Ceará-UECE, Fortaleza, 2011.
FIORIN, Pauline Brendler Goettems; SALAMONI, Bethânia; MOTTA, Gabriela Almeida; BALDISSERA, Fernanda Giesel; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Barcelar; MAGALHÃES, Cleidilene Ramos. O ensino interdisciplinar na área da saúde: perspectivas para a formação e atuação multiprofissional. Revista Didática Sistêmica, ISSN:1809-3108, v.16, n. 2, p. 30-43, 2015.
GARBOIS, Júlia Arêas; SODRE, Francis; DALBELLO-ARAUJO, Maristela. From the notion of social determination to one of social determinants of health. Saúde debate [online], 2017, vol.41, n.112, pp.63-76. ISSN 0103-1104. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201711206>. Acesso em 10 de janeiro de 2018.
GARCIA, Maria Manuela Alves; FONSECA, Márcia Souza da; LEITE, Vanessa Caldeira. Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente. Educ. rev. [online]. 2013, vol.29, n.3, pp.233-264.
GONÇALVES, Rita Maria Grilo; ROCHAEL, Magda Cristina Nascimento. A importância da didática para a formação do docente do ensino superior. Revista Científica da FEPI-Edição interdisciplinar. Itajubá. v 7, 2015. Disponível em:http://www.fepi.br/revista/index.php/revista/article/view/253/142. Acesso em: 12 de set. 2017.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000, p.31-61.
INEP. Censo Escolar da Educação Superior, 2011. Brasília, DF: Ministério da Educação/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2011. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/>. Acesso em: 02 fev. 2018.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação do professor do Ensino superior: um processo que se aprende? Revista do Centro de Educação, UFSM, v. 29, n. 2, jul./dez. 2004, pp. 121-133.
LARROSA-BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n.19, p.20-8, 2002.
LAUDELINO, Julien Ariani de Souza; MAES, Maria Aparecida. A identidade do professor do Ensino Superior. Revista de Educação, v. 13, n° 16, ano 2010. Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2017.
LAUXEN, Ademar Antônio; PINO, José Cláudio Del. A formação contínua do professor-formador: constituição dos saberes profissionais em processos reflexivos coletivos, Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.2, p. 540-558, jun./ago., 2017. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1736/612> Acesso em: 10 de maio de 2018.
LORENA, Allan Gomes de; SANTOS, Liliana; ROCHA, Cristianne Fame; LIMA, Marcelo Soares Silveira; PINO, Michel Reina; AKERMAN, Marco. Graduação em saúde coletiva no Brasil: onde estão atuando os egressos dessa formação? Rev. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.25, n.2, p.369-380, 2016.
LOURENÇO, Luciana de Fátima Leite; DANCZUK, Rutes de Fátima Terres; PAINAZZER, Daiany; PAULA JUNIOR, Newton Ferreiar; MAIA, Ana Rosete Camargo Rodrigues; SANTOS, Evanguelia Kotzias Atherino dos. A Historicidade filosófica do Conceito Saúde. Revista Here. Disponível em: <http://www.here.abennacional.org.br/here/vol3num1artigo2.pdf>. Acesso em 06 de maio de 2019.
MIRANDA, Marília Gouvea de. O Professor Pesquisador e Sua Pretensão de Resolver a Relação Entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores. In: O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 5 ed, 2006, p.129-143
MENEGAZZI, Marlene; DALCIN, Andreia. Potencialidades e limitações de um trabalho colaborativo sobre frações com estudantes de Pedagogia. Revista Perspectivas, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 486-509, maio/ago, 2016. Disponível em: <http://www.perspectiva.ufsc.br>. Acesso em: 10 de junho de 2017.
MOREIRA, Hudson Resende; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; SONOO, Christi Noriko; BOTH, Jorge. Qualidade de vida no trabalho e perfil do estilo saúde. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano 10, nº 34, out/dez 2012. Artigos originais referências de vida individual de professores de Educação Física ao longo da carreira docente Motriz, 2010.
NAHAS, Markus Vinícius. Educação Física no ensino médio: educação para um estilo de vida ativo no terceiro milênio. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR/ ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE. Anais..., p.17-20, 1997.
NUNES, Hudson Fabricius Peres; NUNES, Romulo Eduardo Peres; BETTANIM, Marcelo Rodella; BETTI, Mauro; CHELLES, Claudinei; DRIGO, Alexandre Janotta. Treinamento desportivo: perfil acadêmico dos professores de Educação Física no ensino superior brasileiro. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 23, n.1, p. 265-280, jan./mar. 2017.
NUNES, Marcello Pereira; VOTRE, Sebastião Josué; SANTOS, Wagner dos. O profissional em educação física no Brasil: desafios e perspectivas no mundo do trabalho. Motriz, Rio Claro, v.18, n.2, p.280-290, abr./jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/motriz/v18n2/v18n2a08.pdf> Acesso em: 19. dez. de 2018.
OLIVEIRA, Ellen Viviane de Sousa; BEZERRA, Elizabeth Jatobá. Educação Física escolar e saúde: uma experiência interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. FIEP BULLETIN, v. 82, Edição Especial, Art. 1, 2012.
PEREIRA, Letícia Rodrigues; ANJOS, Daniela Dia dos. O Professor do Ensino Superior: perfil, desafios e trajetórias de formação. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENSINO SUPERIOR, 2014. Anais... Disponível em: < https://uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/2014/1_es_formacao_de_professores/31.pdf>. Acesso em: 10 de junho de 2017.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIM, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2008.
PRYJMA, Marielda Ferreira; OLIVEIRA, Oséias Santos de. O desenvolvimento profissional dos professores da educação superior: reflexões sobre a aprendizagem para a docência. Rev. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, nº. 136, p.841-857, jul.-set., 2016. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/es/v37n136/1678-4626-es-ES0101-73302016151055.pdf>. Acesso em: 15 de jan. de 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n.13, p. 5-13, jan./abr. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-12-20
##plugins.generic.dates.published## 2020-02-01