Sobre a intolerância e as formas de pensar: uma reflexão a partir de Paul Ricoeur

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993696

Palavras-chave:

Intolerância, Política, Educação.

Resumo

Este artigo debate a questão da intolerância e suas consequências no mundo. Parte da ideia de que a intolerância é um problema que coexiste com a humanidade e faz parte da sua história, e analisa-a do ponto de vista das opções humanas, buscando reflexos na educação. Tem como objetivo realizar uma discussão sobre a intolerância na sociedade do século XXI que, com o fortalecimento de governos autoritários, vem ganhando força, e buscar caminhos de superação do problema. O caráter bibliográfico do artigo permite uma análise hermenêutica maior da intolerância como traço ideológico. Trabalha-se aqui a partir de autores, especialmente Ricoeur (1990) e Adorno (1995) que analisam os elementos que conduzem da ideologia para a polarização de opinião, sendo esta um motor da intolerância. Se o mundo contemporâneo está tão polarizado e despolitizado, a política e o espírito crítico parecem ser o caminho. Conclui-se que, para além da aquisição do espírito crítico, a possibilidade de superação está na capacidade humana de discernimento, uma vez que o próprio espírito crítico, quando não bem compreendido, pode estar a serviço de uma ideologia e servir para reforçar a intolerância. Cabe à escola, em grande parte, a responsabilidade pelo desenvolvimento da criticidade necessária à superação da intolerância.

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Biografia do Autor

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle

Doutor em Educação pela Universidade La Salle; Professor da área de Educação e Cultura na Universidade La Salle.

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

TREZZI, C. Sobre a intolerância e as formas de pensar: uma reflexão a partir de Paul Ricoeur. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3696099, 2020. DOI: 10.14244/198271993696. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3696. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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