Linguagem e o processo de ensino e aprendizagem em Química: leituras contemporâneas de Vigotski apoiadas por Tomasello

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992765

Palavras-chave:

Abordagem sociocultural, Educação em Química, Linguagem.

Resumo

A partir de uma perspectiva sociocultural, o papel da linguagem no processo de ensino e aprendizagem em Química ultrapassa a característica de um simples veículo para a transferência de informações, como por exemplo, nomes de substâncias, vidrarias de laboratório e fórmulas. Neste contexto, o papel da linguagem no processo de ensino e aprendizagem baseado nos estudos de Vigostski ressalta a importância da natureza social e cultural das atividades mentais. E, a inserção das ideias de Tomasello enriquece a discussão dos processos culturais no desenvolvimento da aquisição da linguagem. Para essa discussão, em forma de ensaio teórico, a partir de leituras contemporâneas desses autores, são estabelecidas algumas aproximações entre suas ideias. A apresentação dessas semelhanças permite clarear o entendimento dos professores acerca do novo papel da linguagem, além de enfatizar implicações importantes relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em Química, tais como: i) os estudantes precisam participar de sua própria aquisição da linguagem científica; ii) essa aquisição pode ser mais efetiva pela problematização, e não pela memorização e, iii) os professores devem reconhecer como os estudantes estão percebendo essa linguagem, e não, simplesmente, considerá-la como já adquirida. No entanto, esse debate sobre o novo papel da linguagem deve seguir adiante pelos pesquisadores da área, visto que, além das dificuldades apontadas neste ensaio, há de se considerar que, o processo de nominalização e a metáfora gramatical, por exemplo, são fontes importantes de dificuldades para a aquisição da linguagem científica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando César Silva, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da área de Ensino de Química do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha com os cursos de Química Licenciatura, Pedagogia, Licenciatura do Campo e Formação Intercultural de Educadores Indígenas. Foi professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Divinópolis, lecionando para as licenciaturas (Química, Letras, História, Pedagogia, Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas) nas disciplinas de formação básica. Já atuou na Educação Básica, lecionando Ciências, Matemática e Química para estudantes de escolas públicas do estado de Minas Gerais. É editor assistente da Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências publicado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da FaE da UFMG. É revisor dos periódicos Ensaio, Investigações em Ensino de Ciências, Química Nova na Escola e Educação em Revista. É membro colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É doutor em Ciências - Química (UFMG), mestre em Química - Química Orgânica (UFMG) e licenciado em Química. Durante o doutorado foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve pesquisa em Docência em Ciências e em Química, interessando, principalmente, pela inclusão de elementos de Ensino de Ciências por Investigação, História da Ciência e abordagem CTSA no processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Química.

Referências

ÁLLAN, S.; Souza, C. B. A. O modelo de Tomasello sobre a evolução cognitivo-linguística humana. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 161-168, 2009.

CHILDS, P. E.; MARKIC, S.; RYAN, M. C. The role of language in the teaching and learning of Chemistry. In: GARCÍA-MARTÍNEZ, J.; SERRANO-TORREGROSA, E. (Eds.). Chemistry Education: Best Practices, Opportunities and Trends. Weinheim: Wiley-VCH Verlag GmbH & Co, 2015. Cap. 17. p. 421-445.

DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; Scott, P. Constructing scientific knowledge in the classroom. Educational Researcher, v. 23, n. 7, p. 5-12, 1994.

HALLIDAY, M.A.K. Some grammatical problems in scientific English. In: Halliday, M. A. K.; MARTIN, J. R. Writing science. London: Falmer Press, 1993.

HODSON, D. Teaching and learning science: towards a personalized approach. Berkshire, UK: Open University Press, 1998.

JACOB, C. Interdependent operations in chemical language and practice. HYLE–International Journal for Philosophy of Chemistry, v. 7, n. 1, p. 31-50, 2001.

KOKKOTAS, Panagiotis V.; RIZAKI, Aikaterini A. Does history of science contribute to the construction of knowledge in the constructivist environments of learning? In: KOKKOTAS, Panagiotis V.; MALAMITZA, Katerina S.; RIZAKI, Aikaterini A. (Eds.). Adapting historical knowledge production to the classroom. Rotterdam: Sense Publishers, 2011. Cap. 5, p. 61-84.

LABINGER, Jay A.; WEININGER, Stephen J. Controversy in chemistry: how do you prove a negative? – The cases of Phlogiston and Cold Fusion. Angewandte Chemie International Edition, v. 44, p. 1916-1922, 2005.

MARKIC, S.; CHILDS, P. E. How to deal with linguistic issues in chemistry classes. In: Eilks, I.; Hofstein, A. (Eds). Teaching chemistry: a study book. Rotterdam: Sense Publishers, 2013. Cap. 5. p 127-152.

MARKIC, S.; CHILDS, P. E. Language and teaching and learning of chemistry. Chemistry Education Research and Practice, v. 17, p. 434-438, 2016.

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v .7, n. 3, p. 283-306, 2002.

MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de Ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. 373 p.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, p.; EL-HANI, C. N. Bases teóricas e epistemológicas da abordagem dos perfis conceituais. Tecné, Episteme y Didaxis, n. 30, p. 111-125, 2011.

MORTIMER, E. F.; EL-HANI, C. N. Uma visão sócio-interacionista e situada dos conceitos e a internalização em Vygotsky. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: IX ENPEC, 2013. p. 1-9.

PEREIRA, A. P. Distribuição conceitual no Ensino de Física Quântica: uma aproximação sociocultural às teorias de mudança conceitual. 2012. 210f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2012.

TABER, K. S. Exploring the language(s) of chemistry education. Chemistry Education Research and Practice, v. 16, p. 193-197, 2015.

TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Martins Fontes: São Paulo, 2003.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VYGOTSKY, L. S. The genesis of higher mental functions. In: WERTSCH, J. V. (Ed.). The concept of activity in Soviet psychology, Armonk, NY: Sharpe, 1931/1981. p. 144-188.

WELLS, G. Learning and teaching “scientific concepts”: Vygotsky’s ideas revisited. Conference, “Vygotsky and the Human Sciences”, Moscow, Sept. 1994.

WERTSCH, J. V. Vygotsky y la formacion social de la mente. Barcelona: Ediciones Paidós, 1988.

WOCH, J. The language of chemistry: A study of English chemical vocabulary. Beyond Philology, v. 12, p. 77-108, 2015.

Downloads

Publicado

01-02-2020

Como Citar

SILVA, F. C. Linguagem e o processo de ensino e aprendizagem em Química: leituras contemporâneas de Vigotski apoiadas por Tomasello. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2765056, 2020. DOI: 10.14244/198271992765. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2765. Acesso em: 21 nov. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2018-05-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-01-17
##plugins.generic.dates.published## 2020-02-01