Cinema e Educação: o Projeto Imagens em Movimento e espaços de alteridade
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993475Palavras-chave:
Alteridade, Cinema e educação, Educação básica, Trabalho da educação.Resumo
Neste artigo nos propomos a discutir o trabalho educativo com cinema em escolas da rede pública como espaço de criação e alteridade. Partindo da experiência do Projeto Imagens em Movimento, iniciado no ano 2011, que realiza um trabalho com cinema em escolas da rede pública e atuou em escolas e pontos de cultura de alguns municípios do estado do Rio de Janeiro e do estado de Minas Gerais, investigamos o trabalho educativo com cinema, no espaço da escola pública, a partir da experiência de três escolas com esse projeto, todas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de parte de uma pesquisa realizada a partir do mapeamento das informações disponíveis na plataforma digital do projeto sobre o seu histórico e suas ações e pela análise de entrevistas realizadas com oito trabalhadores envolvidos no projeto nessas três escolas. O referencial teórico da pesquisa se ancorou em conceitos como: cinema e educação, atividade criadora, alteridade, aprendizagem, experiência e infância, a partir de um diálogo com autores fundamentais – em especial Alain Bergala, para quem a escola deve ser um espaço de apropriação e fruição do cinema como arte. Focando na experiência com cinema como espaço de alteridade destacamos que, quando professores, cineastas e/ou demais trabalhadores da Educação Básica trabalham em parceria, experimentando o cinema junto com os estudantes dentro e fora da escola, parecem ser mobilizadas muitas aprendizagens em todos os envolvidos no projeto, alterando subjetividades e construindo saberes em conjunto.
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