Prática formativa no ensino superior na perspectiva da Fenomenologia Sociológica: narrativa de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993446

Palavras-chave:

Ensino superior, Fenomenologia sociológica, Prática formativa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre sentidos de prática formativa no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Como método de pesquisa adotou-se a Fenomenologia Sociológica que permitiu, entre outros aspectos, compreender a dimensão simbólica da prática formativa para cada um dos estudantes. Um dos princípios desse método consiste na perspectiva de que os sentidos nascem da relação com o outro trazendo à tona a ideia de intersubjetividade configurando, assim, uma Fenomenologia das relações sociais. Para acessar os sentidos produzidos no mundo da vida, no encontro da consciência com o mundo, no caso especifico desta pesquisa, no contexto da prática formativa, foi utilizada a entrevista semiestruturada com cinco estudantes de licenciaturas diversas, convidados a suspender o fluxo da vida para pensar sobre sua formação docente. Os sentidos revelados neste estudo se aproximam na preocupação com a aprendizagem do estudante tendo o professor como principal condutor desse processo como, também, o estudante e seu modo de aprender. Aparecem, também, sentidos a respeito das dificuldades que cada aluno apresenta na aplicação do conhecimento e chama à atenção para a relação entre conhecimento e realidade. Sentidos sobre a relação professor-estudante revelam preocupação com  a dimensão profissional e humana, bem como a autoridade do conhecimento do professor, em sala de aula, com os estudantes.

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Biografia do Autor

Silvia Janaina Silveira Gomes, Professora, Secretaria Municipal de Educação, Itororó, Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Mídias na educação. Licenciatura em Pedagogia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas (GEPPCE), CNPq. Experiência na área de currículo e práticas formativas em educação. 

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (1999) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2003). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2010) com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal. É pesquisadora e professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de Prática Pedagógica em espaços educacionais. É autora do livro "Interdisciplinaridade: representações sociais de professores de matemática". Professora de Prática de Ensino, no Curso de Pedagogia; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pratica Pedagógica em Espaços Educacionais (GEPPE) e do grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis), e membro do Comitê Editorial da Revista Práxis Educacional, da UESB. Coordenadora do Programa de Mestrado em Educação (PPGEd/Uesb).

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Publicado

03-03-2020

Como Citar

GOMES, S. J. S.; CRUSOÉ, N. M. de C. Prática formativa no ensino superior na perspectiva da Fenomenologia Sociológica: narrativa de estudantes. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3446062, 2020. DOI: 10.14244/198271993446. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3446. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

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