As necessidades formativas do professor iniciante: os desafios da diversidade na escola

Autores

  • Andreza Marques de Castro Leão Docente do Departamento de Psicologia da Educação e dos Programas de Pós-Graduação em educação Sexual e educação Escolar na Universidade Paulista Estadual Júlio M Filho UNESP-Araraquara SP http://orcid.org/0000-0002-5037-4882
  • Rita de Kássia Cândido Carneiro Doutoranda em educação Escolar pela Universidade Paulista Estadual Júlio M Filho UNESP-Araraquara SP http://orcid.org/0000-0002-4992-6758
  • Ana Maura Martins Castelli Bulzoni Doutoranda em educação Escolar pela Universidade Paulista Estadual Júlio M Filho UNESP-Araraquara SP http://orcid.org/0000-0002-4060-3709

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994217

Palavras-chave:

Professor iniciante, Necessidade formativa, Diversidade.

Resumo

O presente artigo visa discutir a questão da diversidade presente nas instituições escolares e a necessidade de um trabalho voltado à valorização das massas excluídas pela sociedade, dando ênfase à questão dos direitos dos negros e das mulheres. Partindo da necessidade de um trabalho de superação do racismo, do machismo e do sexismo, destacamos a relevância de formações continuadas para os professores iniciantes, porquanto ao saírem das universidades se deparam com a realidade das escolas, passando pelo “choque do real”. Nossa proposta é que os professores sejam preparados para uma atuação mais inclusiva, desenvolvendo um olhar crítico e acurado acerca do papel que representam na mediação das relações sociais dentro de sala de aula, apresentando uma forma de trabalho pautada no respeito aos Direitos Humanos, no diálogo intercultural e na valorização da singularidade de cada pessoa. Com este intento, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico e analítica, permeia as questões histórico-sociais dos negros e das mulheres em sociedade, perpassando pelas dificuldades do trabalho docente em início de carreira, principalmente em se tratando do domínio do conteúdo e da organização/planejamento das aulas, enfatizando a necessidade de ações voltadas à inclusão de todos, desafios estes que são abordados por autores que tratam da realidade do professor iniciante e das necessidades formativas neste início de carreira. Em suma, o intuito do presente trabalho é contribuir para as pesquisas referentes às temáticas da diversidade humana, visando problematizar o trabalho docente e do professor iniciante pelo prisma dos Direitos Humanos.

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

LEÃO, A. M. de C.; CARNEIRO, R. de K. C.; BULZONI, A. M. M. C. As necessidades formativas do professor iniciante: os desafios da diversidade na escola. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4217123, 2020. DOI: 10.14244/198271994217. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4217. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
##plugins.generic.dates.received## 2020-04-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-06-19
##plugins.generic.dates.published## 2020-10-09