Educação e mídias digitais: a necessária síntese da contradição valor de uso/valor de troca
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993773Palavras-chave:
Marxismo, Trabalho e educação, Assimilação crítica de tecnologia.Resumo
O valor de uso refere-se à utilidade das produções sociais, no sentido do atendimento cada vez mais efetivo das necessidades humanas, bem como de produção de novas necessidades, cada vez mais ricas, mais humanas. Entretanto, em uma sociedade regida pela ordem do capital, orientada, portanto, à produção de bens para a troca (mercadorias), o valor de uso estará sempre determinado, embora não unilateralmente, pelo fato de se encontrar em unidade indissolúvel com o valor de troca, o que leva em regra à secundarização desse papel de atendimento/produção de necessidades em favor da extração ampliada de mais-valor, fonte de lucro do capital. Este artigo, analisa, empregando revisão de literatura, uma discussão sobre a contradição valor de uso/valor de troca incidente sobre o emprego das mídias digitais na educação. Tomando-se como base o método dialético marxiano, faz-se uma discussão, sobre essa contradição, analisando (abstraindo, isolando) por um lado, as ricas possibilidades abertas pelo desenvolvimento dessas tecnologias; e de outro lado, o processo de mercantilização incidente no fenômeno educativo, que interfere na efetivação daquele potencial. Como síntese, sustenta-se que o momento ontologicamente humano, orientado ao valor de uso, embora determinado pela busca da produção de mais-valor, constitui referência social fundamental para a crítica do processo de mercantilização que incide na educação de forma geral, com rebatimentos na maneira como se escolhem e adotam os meios necessários para atingimento dos fins, crítica fundamental para que as tecnologias digitais se insiram em um efetivo processo de humanização.
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