Os contributos da reflexão e da experiência vivenciada na formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993009Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Construtos para a atuação docente, Reflexão, Docência.Resumo
A necessidade de buscar significado para a mudança de visão da formação docente, visando superar os cursos estanques que ainda continuam a ser promovidos nas instituições de ensino, levou a desenvolver uma pesquisa exploratória sobre o que deveria compor os processos de formação continuada, para que fosse possível a reconstrução da docência nos diferentes níveis de ensino. O objetivo da pesquisa foi investigar os contributos necessários para favorecer os processos de formação continuada no sentido de subsidiar a busca contínua da reconstrução da ação docente. O problema investigado foi: a experiência vivenciada na profissão docente e a reflexão sobre ela podem ser consideradas como contributos relevantes na formação contínua dos professores? Destacam-se do referencial teórico investigado os estudos de pesquisadores como Imbernón (2001, 2016), Schön (1992, 2000), Nóvoa (1992, 2016), Tardif (2014), Zeichner (1993, 2008). O principal procedimento metodológico usado na pesquisa exploratória foi a revisão de literatura, que abrangeu a consulta às fontes bibliográficas e artigos relacionados com a temática. A caminhada na pesquisa permitiu perceber que a experiência e a reflexão podem ser entendidas como os princípios norteadores relevantes para a formação contínua do professor. A mudança da prática pedagógica necessita ser refletida e ressignificada, especialmente por meio da discussão entre pares, o que pode ser determinante para a reconstrução da docência de maneira crítica. Conclui-se que acolher o processo de reflexão e de valorização da experiência vivenciada dos professores podem ser contributos relevantes para a formação docente com vistas a buscar uma educação relevante e transformadora.
Métricas
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BEHRENS, Marilda A. Docência universitária no paradigma da complexidade: caminho para a visão transdisciplinar. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (Organizadoras). Formação de Professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC, p. 145-158, 2012.
FEIMAN-NEMSER, S. From preparation to practice: designing a continuum to strengthen and sustain teaching. In: ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. Revista educação e sociedade. Campinas, vol. 29, n. 102, p. 535 – 554, maio/agosto. 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Atlas, 2002.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado - uma mudança necessária. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2000.
NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Ed. Dom Quixote. 1992.
NÓVOA, Antônio. Cinco pontos para qualificar a formação docente. Disponível em:<http://educacaointegral.org.br/reportagens/veja-cinco-pontos-para-qualificar-formacao-docente-segundo-antonio-novoa/>. Em entrevista realizada por Ana Luiza Basílio, em 29/07/2016. Acesso em: jun. 2018.
SCHÖN, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro:Vozes, 2014.
ZEICHNER, Kenneth. Formação reflexiva de professores. Lisboa: Educa, 1993.
ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 102, p. 535 – 554, maio/agosto. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-03-31
##plugins.generic.dates.published## 2020-02-01