Alunos dotados de escolas com diferentes índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992872Palavras-chave:
Educação especial, Superdotação, Identificação.Resumo
A identificação de estudantes com dotação significa o primeiro passo para que eles recebam o atendimento educacional especializado (AEE). A legislação brasileira expressa que todos os estudantes têm direito a esse atendimento, entretanto, há indicações de um número baixo de matrículas de alunos dotados no censo escolar e, ainda, escassez de formação inicial e continuada de professores para a temática de dotação para viabilizar o atendimento especializado dos estudantes. O objetivo geral do estudo foi o de verificar se havia indicação de alunos dotados no terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental I em duas escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual se fez uso dos instrumentos Guia de Observação Direta em Sala de Aula, Lista de Verificação de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação na área Artística e Corporal Cinestésica e um questionário para caracterizar os professores participantes e seu conhecimento sobre a temática. Como resultados, na Escola A, com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) abaixo, cinco alunos foram indicados e na Escola B, com IDEB acima, houve nove indicações de alunos dotados. Os instrumentos pareceram eficazes para apontar os alunos com dotação, independente do IDEB apresentado pelas escolas. Também, um número significativo de professores desconhecia a temática de dotação.
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