Modos de viver, partilhar e construir experiências na Pedagogia Griô

Autores

  • Luciana de Araújo Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC
  • Charles Maycon deAlmeida Mota Universidade do Estado da Bahia - UNEB Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC http://orcid.org/0000-0001-5927-3466
  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI http://orcid.org/0000-0002-7962-7222

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993060

Palavras-chave:

Narrativas, Pedagogia Griô, Tradição oral.

Resumo

Este trabalho aborda a oralidade como princípio educativo da Pedagogia Griô a partir das memórias da comunidade quilombola Remanso/BA. Tem como objetivo central analisar, nas narrativas dos protagonistas da Trilha Griô do Quilombo, à luz das práticas e eventos de letramento, a importância da tradição oral para a manutenção da memória coletiva e da identidade do grupo. Memória, identidade e tradição oral de ensinamentos emergem como categorias principais que dão contorno às discussões sobre a Pedagogia Griô.  É um estudo que se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa por revelar modos de viver, partilhar, narrar e construir sentidos para as experiências vividas e memoralizadas por uma comunidade. Nesta seara, as entrevistas foram elementos fundantes para que se pudesse revelar saberes e práticas orais como forma de ensinamentos entre sujeitos de diferentes gerações. Entre alguns resultados, o trabalho permitiu concluir que ouvir os mais velhos e reconhecê-los como fonte de memória é cuidar da própria história da comunidade. É uma forma de usar a oralidade para valorizar aqueles que formaram este povo que tem orgulho de suas conquistas, e que por este feito constroem uma Pedagogia Griô, que tem na oralidade seu fundamento basilar. Conclui-se, ainda, que a escola é o lócus principal para se adquirir conhecimento na comunidade, mas para isso ela não deve se distanciar da cultura local, das suas tradições, da maneira da comunidade pensar e de suas práticas, uma vez que, tradição cultural ainda resiste no cotidiano destas populações.

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Biografia do Autor

Luciana de Araújo Pereira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Professor substituto da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI. Membro do grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade – DIVERSO.

Charles Maycon deAlmeida Mota, Universidade do Estado da Bahia - UNEB Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA, pesquisador no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. Doutorando em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, formação de professores e educação do campo.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI. Membro do grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade – DIVERSO.

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

PEREIRA, L. de A.; MOTA, C. M. deAlmeida; SILVA, F. O. da. Modos de viver, partilhar e construir experiências na Pedagogia Griô. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3060025, 2020. DOI: 10.14244/198271993060. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3060. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

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