Qualificação docente e desenvolvimento regional: um estudo de caso em uma faculdade municipal
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993097Palavras-chave:
Pós-graduação lato sensu, Desenvolvimento regional, Qualificação docente.Resumo
Com este texto objetivou-se compreender a influência dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação no desenvolvimento regional e na qualificação docente dos/as egressos/as da Faculdade Municipal de Palhoça. Esta é uma instituição de ensino pública e gratuita, localizada em Santa Catarina, cujos cursos Lato Sensu em Educação foram planejados para atender às demandas dos profissionais da Educação Básica municipal. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, por meio de questionários de acesso on-line aplicados aos/às egressos/as desta especialização profissional. A análise das informações revelou que os cursos supriram as expectativas de formação continuada da maioria dos/as respondentes, abordando conhecimentos úteis e atualizados, alinhados a um compromisso ético e político de transformação social. Observou-se que esses exerceram dois níveis de influência no desenvolvimento regional: a) relacionado ao incremento do capital humano atuante na Educação Básica do município e seu entorno; b) referente à ampliação das perspectivas profissionais dos/as egresso/as. Conclui-se que a Pós-Graduação Lato Sensu é um espaço privilegiado para a construção do conhecimento, tornando-se uma instância de formação continuada. Investir no desenvolvimento regional por meio da oferta desta modalidade de ensino influi na melhoria da educação e padrão de vida das pessoas daquela região, ativando potencialidades locais e servindo de base para uma proposta includente e sustentável.
Métricas
Referências
BARBOSA, Silvia Helena P. B.; FERNANDES, Maria Cristina da S. G. A teoria do professor reflexivo na formação continuada de professores: discurso vazio de conteúdo. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 06-19, jan./abr., 2018. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1744/664. Acesso em: 15.10. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1979.
BINDÉ, Jérôme. (Coord.). Rumo às sociedades do conhecimento: relatório mundial da UNESCO. Lisboa/Pt; Suzano/Br: UNESCO/Instituto Piaget, 2007.
BRASIL. Resolução n° 01/07, de 8 de junho de 2007. Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Superior, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf. Acesso em 04.08.2018.
BRASIL. Parecer no 977/65, de 03 de dezembro de 1965. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Federal de Educação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n30/a14n30.pdf. Acesso em 03.03.2018.
BRASIL. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Ministério da Educação, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em 07.08.2017.
BRASIL. Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Ministério da Integração Nacional, Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Programas Regionais. Brasília, 2005. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075/5719. Acesso em: 11.10.2018.
BRASIL. Resolução no 01/01, de 03 de abril de 2001. Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf. Acesso em: 03.03.2018.
CARRION, Eduardo. Pós-Graduação Lato Sensu. Revista Eletrônica Jus navigandi (on-line), 2000. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/49/pos-graduacao-lato-sensu. Acesso em 25.09.2018.
DIOGO, Maria Fernanda. Savoir-faire feminino e sua apropriação profissional pelo olhar das relações de gênero. Psicologia Argumento, v. 30, p. 731 - 743, out./dez., 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20561/19809. Acesso em 25.09.2018.
FELDMANN, Marina G. Formação de professores e cotidiano escolar. In: FELDMANN, Marina G. (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora SENAC, 2009, p. 71-80.
FMP. Plano de Desenvolvimento Institucional. Palhoça: Faculdade Municipal de Palhoça, 2017. Disponível em: http://fmpsc.edu.br/wp-content/uploads/2017/04/PDI-FMP-2013-2017.pdf. Acesso em 10.03.2018.
FONSECA, Dirce M. da. Contribuições ao debate da Pós-Graduação Lato Sensu. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 2, p. 173-182, nov., 2004. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/47/44. Acesso em 07.08.2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI. Bernadete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-17, jan./abr., 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf. Acesso em: 11.10.2018.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOMES, Cândido A. Pós-Graduação Lato Sensu: terra de ninguém? INFOCAPES. v. 7, n. 2, p. 04-18, abril/jun., 1999. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Info2_99.pdf. Acesso em: 11.10.2018.
GUIMARÃES, Nádia. Qualificação como relação social. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio César França. Dicionário da educação profissional em saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/Dicionario2.pdf. Acesso em. 15.10.2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese da crítica a um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 63-93.
LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 239-277, dez., 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a13v2068.pdf. Acesso em: 11.10.2018.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo, n. 8, p. 07-22, jan./abr., 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO_Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 11.10.2018.
MOROSINI, Marília C. A Pós-graduação no Brasil: formação e desafios. Revista Argentina de Educación Superior. Ano 1, n. 1, nov., 2009. Disponível em: www.riseu.unam.mx/documentos/acervo_documental/txtid0070.pdf. Acesso em 07.08.2018.
OLIVEIRA, Adriano de; BIANCHETTI, Lucídio. Documentos de política científica e educacional: convergências em torno da Educação Básica. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, n. 1, p. 151 - 166, jan./abr., 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/68640/41190. Acesso em: 10.03.2018.
PILATTI, Orlando. Especialização: falácia ou conhecimento aprofundado? Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 3, n. 5, p. 7-26, jun., 2006. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/93/89. Acesso em 07.03.2018.
PIMENTA, Selma G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese da crítica a um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 20-62.
PROTETTI, Fernando Henrique. Burocracia e Pós-Graduação Lato Sensu na Unesp: os cursos de especialização na área de Educação (1999-2010). 2010. 219 fl. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara, 2010. Disponível em: http://base.repositorio.unesp.br/handle/11449/90166?locale-attribute=es. Acesso em: 25.09.2018.
REGO, Maria da Conceição; CALEIRO, António. Em torno do contributo das instituições de Ensino Superior para a dinâmica regional de crescimento econômico. Desenvolvimento Regional em Debate. Mafra/SC, ano 2, n. 2, dez., 2012. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/254/301. Acesso em 22.04.2018.
SAVIANI, Demerval. A Pós-Graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria N. (Orgs.). A bússola do escrever. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006, p. 135-163.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, jan./jun., p. 07-19, 2011. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/15667. Acesso em 07.10.2018.
SEPÚLVEDA, Sérgio. Desenvolvimento microrregional sustentável: métodos para planejamento local. Brasília: IICA, 2005. Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wp-content/uploads/2014/03/Desenvolvimento-Sustentavel-Microrregional.pdf. Acesso em 08.10.2018.
SILVA, Carolina; PEREIRA, Fabio Henrique; RODRIGUES, Joici Lilian; PEREIRA, Mariah Terezinha N.; MEDEIROS, Maristela V. Universidade e compromisso social: o impacto cultural, econômico e social promovido pela Faculdade Municipal de Palhoça. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 5, n. 4, p. 253-265, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/ACER/Downloads/27532-90661-2-PB.pdf. Acesso em 08.10.2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
VIEIRA, Edson T.; SANTOS, Moacir J. dos. Desenvolvimento econômico regional – uma revisão histórica e teórica. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. v. 8, n. 2, p. 344-369, maio-ago., 2012. Disponível em: http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/679/296. Acesso em 10.03.2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-06-02
##plugins.generic.dates.published## 2020-03-03