A lógica do capital financeiro e sua expressão educacional: a barbárie bolsonarista em ação
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994650Palavras-chave:
Educação brasileira, Ideologia política, Nova direita, Políticas educacionais.Resumo
Este texto analisa os fundamentos teórico-políticos do processo de ascensão, no Brasil, de forças denominadas neoconservadoras, neoliberais, de extrema direita ou, simplesmente, da nova direita, para fins de compreender seus impactos mais evidentes na construção da política educacional no país, em par com uma visão de economia política subsumida à lógica financeira e de interesse das corporações controladoras da circulação do capital. Toma, como exemplo paradigmático de expressão das concepções da nova direita, o contexto ideopolítico mais recente que legitimou e legitima o atual governo federal. Apoia-se tanto em bibliografia acadêmica quanto em produção videográfica, como forma de promover interface de duas fontes de formação de opinião do dinâmico mundo de análise de fatos e concepções que produz ideologia política e impacta a configuração das políticas sociais.
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