A lógica do capital financeiro e sua expressão educacional: a barbárie bolsonarista em ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994650

Palavras-chave:

Educação brasileira, Ideologia política, Nova direita, Políticas educacionais.

Resumo

Este texto analisa os fundamentos teórico-políticos do processo de ascensão, no Brasil, de forças denominadas neoconservadoras, neoliberais, de extrema direita ou, simplesmente, da nova direita, para fins de compreender seus impactos mais evidentes na construção da política educacional no país, em par com uma visão de economia política subsumida à lógica financeira e de interesse das corporações controladoras da circulação do capital. Toma, como exemplo paradigmático de expressão das concepções da nova direita, o contexto ideopolítico mais recente que legitimou e legitima o atual governo federal. Apoia-se tanto em bibliografia acadêmica quanto em produção videográfica, como forma de promover interface de duas fontes de formação de opinião do dinâmico mundo de análise de fatos e concepções que produz ideologia política e impacta a configuração das políticas sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Coordenador da Linha de Pesquisa em Políticas Eduacionais

Líder do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional do CNPQ.

José Eduardo de Oliveira Santos, FESP-SP

Sociólogo (FE-USP), Doutor em Educação (FFLCH-USP); Membro do GT Clacso: Universidade e Políticas de Educação Superior. 

Referências

AMIN, Samir. Geopolítica del imperialismo contemporâneo. In: E. Borgiani, Elisabete, Carlos Montaño. (orgs.). Coyuntura actual, latinoamericana y mundial: tendência y movimentos. (Biblioteca Latinoamericana de Servicio Social . Série Antologías, v. 14). São Paulo: Cortez, 2009, p. 206-252.

BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/livro-escola-sem-partido.

BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. Da universidade à commoditycidade – ou de como e quando, se a educação/formação é sacrificada no altar do mercado, o futuro da universidade se situa em algum lugar do passado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017.

BOBBIO, N. Ideologia. In: BOBBIO, N.; MATEUCCI, N.; PASQUINO, G. (orgs.). Dicionário de Política. V.I. 11 ed. Brasília, DF: Editora da UnB, 1998.

CASIMIRO, Flávio Henrique Calheiros. A nova direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo: expressão Popular, 2018.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo – ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad.: Mariana Echalar. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: Por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Outras Palavras/Autonomia Literária, 2017.

DOWBOR, Ladislau. Governança corporativa: o caótico poder dos gigantes financeiros. Pesquisa e Debate, PUC-SP, Vol. 27., N. 2 (50), dez., 2016. p. 25-46.

FRIGOTTO, Gaudêncio (org.) Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bw_ptI_xxOGFMUM2RnJYNjdlRXM/view

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. Tradução Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2014.

LACERDA, Marina Basso. O novo conservadorismo brasileiro. Porto Alegre: Zouk, 2019.

LANDER, Edgardo. Conocimiento para que? Conocimiento para quién? Reflexiones sobre la universidad y la geopolítica de los saberes hegemónicos. In: PALERMO, Zulma (comp.). Des/decolonizar la universidad. 1 ed. (Coleccíon El desprendimiento). Buenos Aires: Del Signo, 2015. ps. 41-67.

MARX, Karl. (2013). O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MENEGAT, Marildo. Depois do fim do mundo - a crise da modernidade e a barbárie. Rio de Janeiro: Relume Damará; FAPERJ, 2003.

NOGUEIRA, Heryka C. Privatização mercantil da educação superior em contexto de regulação transnacional – o caso FAMA/KROTON do Amapá. Brasil. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, São Paulo: 2020.

OGAMA, Danilo Ferraz de Oliveira As desventuras da sociedade pós-industrial: as falácias da visão determinista do desenvolvimento tecnológico. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade, Curitiba, 2019.

SADER, Emir (org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo, SP: Boitempo; Rio de Janeiro, RJ: FLACSO Brasil, 2013.

SAMPAIO DA SILVA, Evaldo. Os três movimentos da modernidade. Ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 321-345, dez. 2013. ISSN 1677-2954. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/article/view/1677-2954.2013v12n2p321>. Acesso em: 09 abr. 2020. doi:https://doi.org/10.5007/1677-2954.2013v12n2p321.

SANTOS, Eduardo. Da geopolítica das potências à geopolítica do conhecimento: financeirização e epistemologias de mercado na educação superior brasileira. Revista Lusófona de Educação, v. 47, n. 48, abr.junh., 2020, s/p (no prelo)

SOUZA, Jessé. A elite do atraso – da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

SOUZA, Jessé. A guerra contra o Brasil - como os EUA se uniram a uma organização para destruir o sonho brasileiro. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2020.

VALE, Maria Ribeiro do. Matizes do pensamento político norte-americano na virada conservadora de 1970. Cad. CRH, Salvador, v. 23, n. 59, p. 369-383, agosto de 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792010000200011&lng=en&nrm=iso>. acesso em 09 de abril de 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-49792010000200011

TANNER, Lisa. Allan Bloom. Disponível em: <http://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/nadams/educ692/Bloom.html>. Acesso em: 09 de abr. de 2020

WATSON, Adam. A evolução da sociedade internacional – uma análise histórica comparativa. Trad.: René Loncan. Brasília, DF: Editora da UnB, 2004.

Downloads

Publicado

29-10-2020

Como Citar

DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO, C.; EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS, J. A lógica do capital financeiro e sua expressão educacional: a barbárie bolsonarista em ação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4650144, 2020. DOI: 10.14244/198271994650. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4650. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-05-13
##plugins.generic.dates.published## 2020-10-29