Apoio pedagógico nos anos iniciais a partir do modelo laboratório rotacional de ensino híbrido
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992849Palavras-chave:
Ensino híbrido, Apoio pedagógico, Anos iniciais.Resumo
Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido no Apoio Pedagógico com alunos dos anos iniciais de uma escola municipal, problematizando os procedimentos didáticos adotados junto aos alunos que necessitam de um atendimento individualizado. O estudo buscou refletir sobre estratégias pedagógicas que contemplem a personalização do ensino por meio de uma modalidade de aprendizagem a partir do modelo de laboratório rotacional do ensino híbrido. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, configurando-se em uma pesquisa-ação, pois tem como objetivo realizar uma intervenção coletiva na prática pedagógica assumida pela pesquisadora e demais sujeitos da investigação em busca de uma mudança de ação que possa contribuir para os avanços do ensino centrado no aluno. A análise dos dados coletados a partir de questionários com questões abertas junto aos sujeitos da investigação foi realizada utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefèvre e Lefèvre, que demonstrou o quão importante é a reflexão no espaço escolar e como se faz necessário dar voz e vez aos professores e professoras que, muitas vezes, percebem a necessidade da mudança, mas necessitam de momentos coletivos que apoiem a transformação da ação pedagógica. Os resultados apontam para a importância de uma proposta de ensino personalizado apoiado pelas tecnologias digitais, que valorize os estudantes a partir dos seus conhecimentos prévios, respeitando suas múltiplas inteligências.
Métricas
Referências
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. (orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, 270 p.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation, EUA, maio de 2013. Disponível em <https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/>. Acesso em 18 março 2020.
COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. Projeto Político Pedagógico, 2010.
DIONNE, Hugues. A Pesquisa-Ação para o Desenvolvimento Local. Brasília: Liber Livro Editora, 2007, 132 p.
HORN, Michael; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015, 292 p.
LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria. O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2 ed., Caxias do Sul: Educs, 2005, 256 p.
MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Trad. José Fernando Campos Fortes. 1ª ed. atualizada, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009, 98 p.
PALFREY, John. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A, 2011, 352 p.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000, 162 p.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-05-04
##plugins.generic.dates.published## 2020-06-25