A universidade pública em cenários neoliberais e fascistas: balbúrdias de resistência em tempos de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994556

Palavras-chave:

Universidade pública, Neoliberalismo, Fascismo, Balbúrdias de resistência.

Resumo

O artigo cartografa as balbúrdias de resistências desenvolvidas pelas universidades públicas brasileiras em cenários pandêmicos. Traz as seguintes questões provocadoras:  quais discursos e ataques neoliberais e fascistas têm sido agenciados pelo bolsonarismo? Em face desses discursos, quais balbúrdias de resistência vêm sendo desenvolvidas pelas universidades públicas? E, quais as contribuições das universidades públicas brasileiras em cenários pandêmicos?  Realiza um mapeamento dos discursos neoliberais e fascistas agenciados pelo bolsonarismo, cujos efeitos se podem ver nos ataques às universidades, e um mapeamento das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas universidades públicas brasileiras durante a pandemia. Utilizou-se o método cartográfico e, como dispositivos de produção de informações, foram utilizados documentos oficiais, artigos acadêmicos e jornalísticos, eventos on-linelives e pesquisas científicas desenvolvidas pelas universidades em cenários de Covid-19. Emergem nesta cartografia as balbúrdias de ensino, de extensão e de pesquisa. Sugere que as universidades públicas brasileiras vêm sofrendo contínuos cortes orçamentários e políticas privatistas, que deixam as condições de funcionamento cada vez mais precárias, além dos constantes ataques pautados em lógicas neoliberais e fascistas, amplamente praticados pela maioria dos interlocutores bolsonaristas.  Verifica-se que, apesar dos ataques sofridos, há um trabalho permanente de resistência diante das concepções e práticas neoliberais e fascistas que encontram abrigo e se disseminam no governo Bolsonaro. Revela o compromisso das universidades públicas com as políticas de inclusão social, de produção e de disseminação do conhecimento, somadas às ações de prevenção e minimização dos impactos sociais da pandemia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Farias Freire Raic, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Huamanas e Letras (DCHL). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFBA). Líder do Grupo de Estudos em Formação, Políticas e Práticas Educativas e Curriculares (GEFORPPEC/UESB).

Marilete Calegari Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação – UFBA. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e letras – DCHL, da Universidade estadual do Sudoeste da BAHIA- UESB. Ministra as disciplinas Educação Infantil I e II e Ludicidade. Coordenadora do Laboratório de Educação - LABE/DCHL e Ludoteca LABRINC/ DCHL- Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade – GEPEL/UFBA.

Socorro Aparecida Cabral Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação – UFS. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e letras – DCHL, da Universidade estadual do Sudoeste da BAHIA- UESB. Ministra as disciplinas Estágio Anos Iniciais e Tecnologias da Informação e Educação. Coordenadora Pedagógica da EAD UESB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em  vice-líder do grupo de pesquisa do ECULT -  Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas digitais está vinculado a Universidade Federal de Sergipe , ao Programa de Pós-graduação em Educação.

Referências

ABRAHÃO, Márcia. Carta aberta da reitora Márcia Abrahão à comunidade acadêmica. UnBNOTÍCIAS. Disponível em: https://noticias.unb.br/69-informe/4031-carta-aberta-da-reitora-marcia-abrahao-a-comunidade-academica. Consultado em 20 de junho de 2020.

ALMEIDA, Pauline. No Rio, Bolsonaro faz discurso nacionalista e cita Deus, pátria e família UOL, no Rio de Janeiro,07/12/2019, Seção Política. S/p. Disponível em: tps://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/12/07/no-rio-bolsonaro-faz-discurso-nacionalista-e-cita-deus-patria-e-familia.htm.

ANPEd, Nota da ANPEd sobre a consulta pública referente a proposta FUTURE-SE do MEC. Disponível em http://www.anped.org.br/news/nota-da-anped-sobre-consulta-publica-referente-proposta-future-se-do-mec. Acessado em: 13 de julho de 2020.

APPLE, Michael W. Educando à Direita: Mercados, Padrões, Deus e Desigualdade. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo; revisão técnica de Eustáquio Romão. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

BARROS, Laura P. de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (orgs.). Pistas do método cartográfico: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto alegre: sulina, 2010.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de Fazer. 19. ed. Trad. de Ephraim Ferreira Alves. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CRUZ, Adriana. USP distribui 217 kits de internet para alunos carentes do campus de São Carlos. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/usp-distribui-217-kits-de-internet-para-alunos-carentes-do-campus-de-sao-carlos/ Consultado em 30 de junho de 2020.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução Claudia Sant’Anna Martins; revisão da tradução Renato Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs, Vol. 1. - 2ª ed.- Trad. Ana Lúcia de OLiveira; Aurélio Guerra Neto; Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed.34, 1995.

DINIZ, Maiana. Governo repudia menção e aplausos a torturador na votação do impeachment. Agência Brasil. Brasília, 19/04/2016, Caderno de Política.S/p.Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-04/governo-repudia-mencao-torturador-na-votacao-do-impeachment.

DRECHSEl, Denise; KADANUS, Kelli. Entrevista: Weintraub ataca militância nas universidades e fala do medo de morrer. Gazeta do Povo, Brasília, 22/11/2019, Disponível em:https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/weintraub-ministro-educacao-entrevista-exclusiva/ Acesso em:

ECO, Umberto. O fascismo eterno. Tradução Eliana Aguiar. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Record, 2018 [recurso eletrônico] https://www.academia.edu/38655139/Ur_-Fascismo_Fascismo_Eterno.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Introdução à vida não-fascista. Traduzido por Wanderson Flor do Nascimento Preface in: Gilles Deleuze e Félix Guattari. Anti-Oedipus: Capitalism and Schizophrenia, New York, Viking Press, 1977, pp. XI-XIV. Disponível em http://michel-foucault.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/vidanaofascista.pdf. Consultado em 24 de agosto de 2020.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

G1 – Jornal Globo. STF dá 15 dias para Ministro da Educação se explicar sobre críticas à UNE. In: G1 – Jornal Globo Caderno Educação. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/01/08/stf-da-15-dias-para-ministro-da-educacao-se-explicar-sobre-criticas-a-une.ghtml Consultado em 30. 06.2020.

GAÚCHA, Zero Hora. Sem apresentar provas, Weintraub diz que universidades federais têm plantações extensivas de maconha. In. GAÚCHA, ZH - Clicrbs. Porto Alegre, Caderno Educação e Trabalho. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2019/11/sem-apresentar-provas-weintraub-diz-que-universidades-federais-tem-plantacoes-extensivas-de-maconha-ck3ag01si040701phdrqonqjj.html.Consultado em: 30/06/20.

KONDER, Leandro. Introdução ao Fascismo. 2a. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

LEHER, Roberto. Em virtude da pandemia é necessário discutir o planejamento do sistema educacional. Jornal Carta Maior, Caderno Educação. Disponível em https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Universidades-publicas-aulas-remotas-e-os-desafios-da-ameaca-neofascista-no-Brasil/54/47699. Consultado em 24 de agosto de 2020.

MOURA, Marluce. Universidades públicas realizam mais de 95% da ciência no Brasil. Jornal UFG. Disponível em http://jornal.ufg.br/n/115836-universidades-publicas-realizam-mais-de-95-da-ciencia-no-brasil. Consultado em 29 de junho de 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. - 3ª ed. - São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura Souza. Pela Mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. - 11. ed. - São Paulo: Cortêz, 2006.

SANTOS, Boaventura. Boaventura aponta caminhos para resistência ao capitalismo universitário em aula pública. In: SENE, Adaíre. ADUFEPE – Associação dos Docentes da UFPE. Disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/03/20/em-meio-a-pandemia-capes-amplia-o-corte-de-bolsas-de-pesquisa/. Consulado em 30 de junho de 2020.

SANTOS, Edméa. #livesdemaio... Educações em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura. Notícias Online, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu. A “nova” direita e as transformações na pedagogia da política e na política de pedagogia. In: GENTILE, Pablo A.A.; SILVA, Tomaz Tadeu. Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação: visões críticas. 10ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

UFJF, Pesquisa da Andifes demonstra papel das universidades no combate à Covid-19. UFJF Notícias. 11 de maio de 2020, Campus e Comunidade. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/05/11/pesquisa-da-andifes-demonstra-papel-das-universidades-no-combate-a-covid-19/. Consultado em 30 de junho de 2020.

Downloads

Publicado

29-10-2020

Como Citar

RAIC, D. F. F. .; CARDOSO, M. C. .; PEREIRA, S. A. C. . A universidade pública em cenários neoliberais e fascistas: balbúrdias de resistência em tempos de Covid-19 . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4556143, 2020. DOI: 10.14244/198271994556. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4556. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-05-13
##plugins.generic.dates.published## 2020-10-29