Neoliberalismo, Reforma Educacional, Semiformação
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993989Palavras-chave:
Semiformação, Neoliberalismo, Educação, Pseudocompetências.Resumo
Esse ensaio retoma o conceito de Halbbildung (semiformação), que fora utilizado por Theodor Adorno em 1959 no artigo "Teoria da Semiformação". Tal conceito, apesar de atual e muito utilizado no Brasil, precisaria ser empregado com o devido cuidado, sobretudo, porque em tempos de Neoliberalismo e de sucessivas reformas educacionais, seria mais apropriado dizer que vivemos mais em um contexto de socialização generalizada das pseudocompetências, do que da semiformação.
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor W. Theorie der Halbbildung. Schriften 8, Frankfurt: Suhrkamp, 1972.
ADORNO, Theodor W. Erziehung zur Mündigkeit. Frankfurt: Suhrkamp, 1970;
HEYDORN, H. J. Über den Widerspruch in Bildung und Herrschaft. Frankfurt: Bildungstheoretische Schriften, 1970.
HUMBOLDT, W. von. Theorie der Bildung des Menschen in: Werke Band I. Darmstadt, 1960.
KERSCHENSTEINER, G. Berufs oder Allgemeinbildung? In: Berufsbildung und Berufsschule Band I, Paderborn, 1966.
PAULSEN, F. Bildung in Pädagogische Korrespondenz - Heft 9, 1991.
TISCHER, M. Veraltet di Halbbildung? In: Pädagogische Korrespondenz - Heft 11, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-03-01
##plugins.generic.dates.published## 2020-05-14