Neoliberalismo, Reforma Educacional, Semiformação

Autores

  • Andreas Gruschka Goethe Universität - Frankfurt am Main

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993989

Palavras-chave:

Semiformação, Neoliberalismo, Educação, Pseudocompetências.

Resumo

Esse ensaio retoma o conceito de Halbbildung (semiformação), que fora utilizado por Theodor Adorno em 1959 no artigo "Teoria da Semiformação". Tal conceito, apesar de atual e muito utilizado no Brasil, precisaria ser empregado com o devido cuidado, sobretudo, porque em tempos de Neoliberalismo e de sucessivas reformas educacionais, seria mais apropriado dizer que vivemos mais em um contexto de socialização generalizada das pseudocompetências, do que da semiformação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreas Gruschka, Goethe Universität - Frankfurt am Main

Prof. Titular aposentado da Faculadade de Educação da Universidade de Frankfurt

Referências

ADORNO, Theodor W. Theorie der Halbbildung. Schriften 8, Frankfurt: Suhrkamp, 1972.

ADORNO, Theodor W. Erziehung zur Mündigkeit. Frankfurt: Suhrkamp, 1970;

HEYDORN, H. J. Über den Widerspruch in Bildung und Herrschaft. Frankfurt: Bildungstheoretische Schriften, 1970.

HUMBOLDT, W. von. Theorie der Bildung des Menschen in: Werke Band I. Darmstadt, 1960.

KERSCHENSTEINER, G. Berufs oder Allgemeinbildung? In: Berufsbildung und Berufsschule Band I, Paderborn, 1966.

PAULSEN, F. Bildung in Pädagogische Korrespondenz - Heft 9, 1991.

TISCHER, M. Veraltet di Halbbildung? In: Pädagogische Korrespondenz - Heft 11, 1992.

Publicado

14-05-2020

Como Citar

GRUSCHKA, A. Neoliberalismo, Reforma Educacional, Semiformação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3989088, 2020. DOI: 10.14244/198271993989. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3989. Acesso em: 21 nov. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2020-02-21
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-03-01
##plugins.generic.dates.published## 2020-05-14