(Des)encontros da extensão universitária com a educação popular na Universidade Federal de São Carlos
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993951Palavras-chave:
Processos educativos, Extensão universitária, Educação popular.Resumo
Este artigo objetiva descrever e compreender experiências extensionistas e seus (des)encontros com a Educação Popular numa Universidade pública, sob a ótica de coordenadoras(es) de projetos extensionistas. Constituiu-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo, para a qual utilizamos revisão documental e bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas. Dialogamos com coordenadoras(es) por meio de entrevistas analisadas pela Análise de Conteúdo. Um dos mais expressivos resultados obtidos foi a constatação de que experiência na Extensão Universitária pode promover espaços formativos na Universidade. Ainda, os resultados apontam uma complexidade de definições de Extensão, resultado do processo histórico-social e indicam a Educação Popular como práxis educativa que legitima saberes do povo. Foi possível apreender processos educativos consolidados nas práxis extensionistas, como a busca por outras concepções de mundo, de saber e de viver, bem como a resistência dentro de uma lógica universitária dominante, problematizando para que(m) serve a Universidade.
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