A cultura visual e a técnica em imagens produzidas por estudantes de cursos de licenciatura

Autores

  • Guaracira Gouvêa

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993834

Palavras-chave:

Technique, Technology, Photograph, Undergraduate courses.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tinha como objetivo problematizar como estudantes dos cursos de licenciatura de uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) representam a técnica e a tecnologia, constitutivas da cultura visual, em imagens por eles produzidas. Organizou-se oficinas de produção de imagens. Abordou-se os seguintes conceitos: cultura visual; imagem; técnica e tecnologia. Participaram das oficinas 105 estudantes (52 duplas), que produziram 65 fotografias a partir da escolha de fenômenos no entorno da universidade. Quando as duplas voltavam, respondiam às questões: fenômeno escolhido (justificar a escolha); tem técnica nessa imagem? (justificar resposta); tem tecnologia nessa imagem? (justificar a resposta). Depois projetou-se as fotos e discutiu-se os conceitos de cultura visual, técnica e tecnologia. A análise das respostas escritas dos estudantes indicou que ao escolherem e justificarem os fenômenos eram detentores de uma cultura visual “pautada na visualidade, pela tendência de figurar ou visualizar a existência”. A maioria dos estudantes compreendeu a técnica como meio para se obter um fim, confundiu a tecnologia com o aparato técnico, e não criticou a técnica nem a tecnologia. Todos os estudantes demonstraram ter familiaridade com o artefato “técnico celular”, mas não criticaram esse uso. Os artefatos contemporâneos, particularmente o celular, estão tão inseridos no cotidiano, que se torna difícil estranhá-los, pois há um sistema simbólico, fundamentado na racionalidade técnica, tão arraigado em ações cotidianas, que é difícil estranhar o familiar. Por isso não se problematiza a técnica e nem a tecnologia, ambas produtoras da cultura visual.

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Publicado

15.01.2020

Como Citar

GOUVÊA, Guaracira. A cultura visual e a técnica em imagens produzidas por estudantes de cursos de licenciatura. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3834010, 2020. DOI: 10.14244/198271993834. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3834. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Mídias Digitais
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