“Todo mundo quer ser perfeito mesmo” Significados da vivência escolar e reforço para uma adolescente
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993151Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Reforço, Sentido, Significado.Resumo
Neste trabalho são apresentados e analisados alguns dos significados de uma estudante do ensino fundamental para a experiência escolar vivenciada, a partir de uma demanda de reforço escolar realizado pela aluna. Esta atividade é parte constante da vida diária de muitas crianças e adolescentes no Brasil, e observa-se que pode ter conotações tanto positivas (quando auxilia o jovem em um processo de descoberta e desenvolvimento) quanto negativas (quando se torna uma forma de estigma e exclusão) para a vida dos estudantes, enquadrando e dando novos significados à experiência escolar de uma forma geral. Para o levantamento de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma adolescente de 10 anos, com posterior transcrição e análise dos dados utilizando o método da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A análise é complementada com o apoio de autores e teorias das áreas de Educação e Psicologia. Os resultados e a conclusão sugerem que professores, pais e profissionais da educação precisam de subsídios para ressignificar o reforço escolar e sua relação com a experiência escolar como um todo, transmitindo por sua vez, uma imagem mais positiva desse processo aos jovens e adolescentes, para que seja considerado como uma oportunidade de desenvolvimento ao invés de ser visto como forma de punição ou causa de exclusão.
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Referências
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