Divulgação científica em educação na Venezuela: hegemonia ou resistência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993214

Palavras-chave:

Educação, Divulgação científica, Venezuela.

Resumo

Os artigos publicados na revista EDUCERE por Rivas (2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2012, 2013, 2016a, 2016b, 2017) representam um debate continuo sobre as implicações experimentadas ao editar e publicar revistas qualificadas em educação. Aproximando-nos do tema, objetivamos compreender o papel exercido pelas discussões apresentadas nos artigos de Rivas (2010a – 2017), através da identificação e interpretação de fenômenos emergentes. Nesta proposta pretendemos relacionar as realidades, negadas em alguns momentos, sobre o papel da divulgação científica em educação na Venezuela. A metodologia desenvolvida foi a Análise Textual Discursiva, que nos permitiu a criação de categorias que contribuíram tanto para a continuidade do debate apresentado nos artigos analisados, quanto na estruturação do presente trabalho. A crise na Venezuela é uma realidade e as revistas em educação a estão vivendo também, sobretudo pela vulnerabilidade de serem consideradas 'gasto suntuoso', posicionando-as no final da fila de aspectos de interesse nacional. Embora tudo aponte para que as revistas de divulgação científica em educação sejam um meio para difundir o conhecimento, apresentaremos brevemente outras perspectivas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel José Puente Chacón, Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-graduação em Educação: Química da Vida e da Saúde-PPGEC

Marlene Rios Melo, Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-Graduação em Educação: Química da Vida e da Saúde - PPGEC

Referências

BICUDO, Maria; KLUBER, Tiago. A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v.18, nº. 3, p.24-40. 2013.

BONAVIDES, Paulo. Constituinte e constituição, a democracia, o federalismo, a crise contemporânea. 1ª edição. São Paulo: Malheiros Editores, 1985.

BBC. Estados Unidos impone por primera vez sanciones financieras contra el gobierno de Nícolas Maduro em Venezuela. BBC. 25/08/2017. Noticias America Látina. Recuperado de: http://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-41055728

EL NACIONAL. AN mostrará el registro de cuántos venezolanos han emigrado. EL NACIONAL. 10/02/2018. Política. Recuperado de: http://www.el-nacional.com/noticias/asamblea-nacional/mostrara-registro-cuantos-venezolanos-han-emigrado_223199

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MEZA, Alfredo. Venezuela, bajo el yugo de la hiperinflación. EL PAÍS. Caracas. 18/11/2017. Economía. Recuperado de: https://elpais.com/economia/2017/11/13/actualidad/1510604168_726658.html

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

LÉVY, Pierre. Ciberdemocracia. Lisboa: Editions Odile Jacob, 2002.

REUTERS. (2017). Venezuela suspendida del MERCOSUR por “ruptura del orden democrático”. EL PAÍS. Montevideo. 05/08/2017. Mundo. Recuperado de: https://www.elpais.com.uy/mundo/venezuela-suspendida-mercosur-ruptura-orden-democratico.html

RIVAS, Pedro. Lo importante es no sucumbir, entonces saldremos semestralmente. Educere, v. 14, nº. 48, p. 9-12, 2010a.

RIVAS, Pedro. Azote por partida doble: la pérfida evaluación editorial del FONACYT y la falta de fondos oficiales para publicar. Educere. V.14, nº. 49, 2010b, p. 249-253.

RIVAS, Pedro. Revistas universitarias al borde de la supervivencia existencial y financiera. Educere. V.15, nº.51, 2011a, pp. 317-320.

RIVAS, Pedro. Educere supera los cinco millones de visitas y descargas en internet durante el período 2001-2011. Educere. V.15, nº.52, p. 554-555. 2011b.

RIVAS, Pedro. FONACYT-CLACALIA evalúa favorablemente a Educere y ULA la galardona otra vez. Educere. V.16, nº.55, p. 245-248. 2012.

RIVAS, Pedro. Educere es el sentido educativo de la política, el valor de una elección municipal y el arte y la resilencia de publicar una revista universitaria sin financiamiento recurrente. Educere. V.17, nº.58, p.391-394. 2013.

RIVAS, Pedro. Las revistas universitarias son sine qua non patrimonio tangible de la nación y de la humanidad. Educere. V.20, nº.67, p. 421-428. 2016a.

RIVAS, Pedro. Asi se fabrica um fascículo de Educere. Educere. V.20, nº. 66, p. 197-200. 2016b.

RIVAS, Pedro. Educere en el epílogo de la insuficiencia financiera y la crisis del país. Educere. V.21, nº.68, p. 1-8. 2017.

RIVAS, Pedro. La autogestión financiera de las Revistas: única respuesta autonómica para frenar la muerte de las Revistas Cientificas Venezolanas. Educere. V.22, nº.66, p. 277-281. 2018.

SISTEMA de Información Científica Redalyc: Red de Revistas Científicas. REDALYC-MÉXICO. 2018. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pais.oa?id=94

SISTEMA Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. LATINDEX. 2018. Recuperado de: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=22422

Publicado

03-03-2020

Como Citar

PUENTE CHACÓN, D. J.; MELO, M. R. Divulgação científica em educação na Venezuela: hegemonia ou resistência?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3214059, 2020. DOI: 10.14244/198271993214. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3214. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2019-01-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-10-07
##plugins.generic.dates.published## 2020-03-03