Valorização dos profissionais ou desprofissionalização na educação infantil? “novas” e “velhas” representações do professor

Autores

  • Jani Alves da Silva Moreira UEM
  • Heloísa Irie Saito UEM
  • Maria Eunice França Volsi UEM
  • Lucinéia Maria Lazaretti UEM

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992663

Palavras-chave:

Educação infantil, Profissionalização do professor, Políticas educacionais.

Resumo

Objetivamos, neste texto, analisar as políticas que constituem a profissionalização do professor e o processo de desprofissionalização do docente da Educação Infantil, a fim de identificar os dilemas atuais em torno dos critérios e do conceito de ser professor nessa etapa da educação básica. Trata-se de uma análise crítica de documentos de fontes oficiais governamentais, que foram levantados em uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Trabalho (GT) Pirapó, vinculado ao Fórum de Educação Infantil do Paraná (Feipar) e ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), no período de 2015 a 2017. As análises mediadas são relevantes, pois apresentam a defesa da formação específica ao profissional que atua na Educação Infantil. Elencamos, como conclusão, a necessidade da permanência de professores com formação pedagógica na Educação Infantil, porque entendemos que tal formação potencializa o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que articula o cuidar e o educar, permitindo assim uma Educação Infantil de qualidade para todas as crianças.

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Biografia do Autor

Jani Alves da Silva Moreira, UEM

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá

Líder do Grupo de estudos e pesquisa em políticas educacionais, gestão e financiamento da educação - GEPEFI/CNPq

Heloísa Irie Saito, UEM

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização - GENTEE/CNPq

Maria Eunice França Volsi, UEM

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI/CNPq.

Lucinéia Maria Lazaretti, UEM

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização - GENTEE/CNPq

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

MOREIRA, J. A. da S.; SAITO, H. I.; VOLSI, M. E. F.; LAZARETTI, L. M. Valorização dos profissionais ou desprofissionalização na educação infantil? “novas” e “velhas” representações do professor. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2663033, 2020. DOI: 10.14244/198271992663. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2663. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

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