O estudo da construção da imagem contemporânea no processo experimental entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993727Palavras-chave:
Imagem contemporânea, Estudo em artes, Intervenção artística.Resumo
Trata-se do relato de experiência de um projeto desenvolvido com alunos da disciplina Linguagens Poéticas: A “imagem” contemporânea do curso de mestrado interdisciplinar. A proposta foi elaborada com o objetivo de contribuir para o entendimento dos modos de articulação e construção da imagem na contemporaneidade e refletir sobre a teoria, os processos e práticas contemporâneas que levam em conta hibridismos técnicos e estruturas relacionais. O projeto teve o objetivo de fazer uma intervenção artística no espaço de apoio social e cultural dedicado às crianças carentes de uma região da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. A atividade foi desenvolvida ao longo das 135 horas/aula que compõem o semestre letivo da disciplina e envolveu, além da docente, um corpo de cinco mestrandos do programa de pós-graduação, bem como o apoio da coordenadoria pedagógica, funcionários e atendidos pelo projeto social. Compreendendo a metodologia de pesquisa e estudo no campo das artes, o trabalho registrou e relatou o processo da produção de cartazes lambe-lambe desde a pesquisa bibliográfica até a intervenção artística em muros. No procedimento de estudo e prática notou-se a necessidade de dominar o processo de imanência e transcendência quando os fenômenos se confundem com nossa própria vivência. Com o resultado do projeto foi possível compreender as relações do dizível e não dizível, visível e não visível da imagem, além de estabelecer consistentes permutas entre a teoria e a prática.
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor W. Prismas - Crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.
AZEVEDO, Agatha de Souza. JR, Rancière e a política das imagens: uma análise sobre rosto, olhar e subjetivação na fotografia. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 19., 2014, Vila Velha. Anais... . Vila Velha: Intercom, 2014. p. 1 - 13.
BARTHES, Roland. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.
BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Travessa, 1997.
BAUDRILLARD, Jean. A fotografia como mídia do desaparecimento. CISC: Centro disciplinar de semiótica da cultura e da cultura e da mídia, 2002. Disponível em http://www. cisc. org. br/portal/biblioteca/iv13_midiadesapa. pdf. Acesso em: 22, set. 2019.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRITES, Bianca; TESSLER, Elida. O meio como ponto zero – Metodologia da pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.
FREDERICO, Celso. Debord: from spectacle to simulacrum. Matrizes, v. 4, n. 1, p. 179, 2014.
PALLAMIN, Vera. Arte, cultura e cidade. São Paulo: Annablume, 2015.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em artes visuais. Porto Arte, Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-UFRGS, n.13, v.7, 1996.
SEEL, Martin. Estética del aparecer. Buenos Aires: Katz, 2011.
SILVA, Rubens Rangel; VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Arte gráfica de protesto: reflexões acerca dos cartazes políticos das jornadas de junho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 12, 2016, Belo Horizonte. Proceedings... . Belo Horizonte: Blucher Design Proceedings, 2016. p. 607-617.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-05-17
##plugins.generic.dates.published## 2020-06-26