Boas Práticas Educacionais sob a perspectiva dos Critérios de Excelência do PNQ

Autores

  • Débora Bernardino Universidade Federal Fluminense
  • Luis Perez Zotes UFF

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992676

Palavras-chave:

Qualidade, Educação, Critérios de excelência, Boas práticas.

Resumo

Diante da necessidade de se avaliar continuamente a qualidade da Educação do Brasil e especialmente em escolas de gestão pública, optou-se por utilizar como parâmetro o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ) por seus critérios de excelência possuir estreita relação com as Boas Práticas da educação. A metodologia está apoiada em uma pesquisa bibliográfica exploratória e documental, utilizando-se dissertações e teses, anais de congressos, artigos do portal CAPES, incluindo a análise de uma pesquisa survey efetuada com 96 respondentes e na modelagem de um estudo de caso em uma escola de gestão pública do Estado do Rio de Janeiro. Ao final do artigo apresenta-se a percepção dos atores da educação, professores e alunos, quanto às boas práticas em seus níveis de importância e ocorrência, e é possível diagnosticar que os dois segmentos percebem a importância das Boas Práticas Educacionais, mas sentem a sua ausência, na maioria dos requisitos apresentados, no cotidiano de suas atividades.

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Biografia do Autor

Débora Bernardino, Universidade Federal Fluminense

Possui Mestrado em Sistemas de Gestão - com foco na Qualidade na Educação - pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e MBA em Gestão de Qualidade Total pela mesma universidade, trabalho defendido na Área da Educação: Implementação dos Critérios de Excelência na Gestão de uma Escola Pública. Possui Graduação em Letras - Português pela Universidade Federal Fluminense (2007). Concluiu o curso de Auditoria Interna de Qualidade pela Fundação Euclides da Cunha - Bureau Veritas. Possui curso de Revisão de Texto e Copidesque Certificada no Curso de Fundamentos da Didática do Ensino Superior. Atualmente atua como docente em uma escola da rede estadual, e possui experiência nessa área desde 2007, além de já ter atuado na área de pesquisa.

Luis Perez Zotes, UFF

Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, Administração Financeira, Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Segurança.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

BERNARDINO, D.; ZOTES, L. P. Boas Práticas Educacionais sob a perspectiva dos Critérios de Excelência do PNQ . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2676034, 2020. DOI: 10.14244/198271992676. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2676. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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