Boas Práticas Educacionais sob a perspectiva dos Critérios de Excelência do PNQ
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992676Palavras-chave:
Qualidade, Educação, Critérios de excelência, Boas práticas.Resumo
Diante da necessidade de se avaliar continuamente a qualidade da Educação do Brasil e especialmente em escolas de gestão pública, optou-se por utilizar como parâmetro o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ) por seus critérios de excelência possuir estreita relação com as Boas Práticas da educação. A metodologia está apoiada em uma pesquisa bibliográfica exploratória e documental, utilizando-se dissertações e teses, anais de congressos, artigos do portal CAPES, incluindo a análise de uma pesquisa survey efetuada com 96 respondentes e na modelagem de um estudo de caso em uma escola de gestão pública do Estado do Rio de Janeiro. Ao final do artigo apresenta-se a percepção dos atores da educação, professores e alunos, quanto às boas práticas em seus níveis de importância e ocorrência, e é possível diagnosticar que os dois segmentos percebem a importância das Boas Práticas Educacionais, mas sentem a sua ausência, na maioria dos requisitos apresentados, no cotidiano de suas atividades.
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