Noções matemáticas (massa e volume) de crianças com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992904Palavras-chave:
Educação especial, Matemática escolar, Síndrome de Down.Resumo
Pesquisas recentes documentaram que pessoas com síndrome de Down podem
desenvolver conhecimentos matemáticos. No entanto, o problema é que há poucos
pesquisadores que investigam os processos cognitivos relacionados ao seu
pensamento matemático. O documento faz parte de um projeto de pesquisa que se
interessou em analisar as características do pensamento matemático de crianças com
deficiência. Em particular, analisamos os esquemas compensatórios que permitem
uma abordagem de tarefas matemáticas pela criança. O objetivo foi estabelecer um
quadro de referência que permita aos professores elaborar atividades de ensino sobre
conceitos matemáticos e favorecer a inclusão educacional. Os elementos teóricos
dizem respeito a três eixos norteadores da pesquisa em educação especial:
epistemológica, cognitiva e social. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida em três
fases, aqui apresentamos uma caracterização do desempenho de crianças com
síndrome de Down em tarefas sobre peso e volume, sob o método da entrevista
individual semiestruturada. Dos resultados: na parte matemática se tem abordagem de
noções de contagem, quantidade, distribuição, conservação, comparação e
reprodução; na parte cognitiva, uso de esquemas compensatórios visuais e motores,
atenção e imitação para as noções matemáticas prévias.
Métricas
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