Noções matemáticas (massa e volume) de crianças com síndrome de Down

Autores

  • J. Marcos López-Mojica Universidad Autónoma de Guerrero http://orcid.org/0000-0002-7330-9979
  • Argentina E. Noriega García Secretaría de Educación Pública-Colima
  • Cesar Martínez Hernández Universidad de Colima

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992904

Palavras-chave:

Educação especial, Matemática escolar, Síndrome de Down.

Resumo

Pesquisas recentes documentaram que pessoas com síndrome de Down podem
desenvolver conhecimentos matemáticos. No entanto, o problema é que há poucos
pesquisadores que investigam os processos cognitivos relacionados ao seu
pensamento matemático. O documento faz parte de um projeto de pesquisa que se
interessou em analisar as características do pensamento matemático de crianças com
deficiência. Em particular, analisamos os esquemas compensatórios que permitem
uma abordagem de tarefas matemáticas pela criança. O objetivo foi estabelecer um
quadro de referência que permita aos professores elaborar atividades de ensino sobre
conceitos matemáticos e favorecer a inclusão educacional. Os elementos teóricos
dizem respeito a três eixos norteadores da pesquisa em educação especial:
epistemológica, cognitiva e social. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida em três
fases, aqui apresentamos uma caracterização do desempenho de crianças com
síndrome de Down em tarefas sobre peso e volume, sob o método da entrevista
individual semiestruturada. Dos resultados: na parte matemática se tem abordagem de
noções de contagem, quantidade, distribuição, conservação, comparação e
reprodução; na parte cognitiva, uso de esquemas compensatórios visuais e motores,
atenção e imitação para as noções matemáticas prévias.

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Biografia do Autor

J. Marcos López-Mojica, Universidad Autónoma de Guerrero

Profesor investigador

Facultad de Matemáticas

Universidad Autónoma de Guerrero

Argentina E. Noriega García, Secretaría de Educación Pública-Colima

Profesora del USAER Itinerante Cuauhtémoc, Secretaría de Educación Pública, México

Cesar Martínez Hernández, Universidad de Colima

Profesor Investigador

Facultad de Ciencias de la Educación

Universidad de Colima

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

LÓPEZ-MOJICA, J. M.; NORIEGA GARCÍA, A. E.; MARTÍNEZ HERNÁNDEZ, C. Noções matemáticas (massa e volume) de crianças com síndrome de Down. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2904023, 2020. DOI: 10.14244/198271992904. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2904. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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