Ensino de Inglês e deficiência: um balanço da produção científica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993280Palavras-chave:
Linguística aplicada, Educação especial, Ensino de inglês.Resumo
A partir do materialismo histórico-dialético-cultural, objetiva-se apresentar um balanço da pesquisa sobre ensino de inglês para pessoas com deficiência no Brasil. O balanço tem como foco as dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em Educação e Letras/Linguística no período 2000 – 2016 em todo o país. Por meio da Plataforma Sucupira e das páginas dos programas de pós-graduação dessas áreas, realizou-se um levantamento dos trabalhos defendidos e catalogou-se 46.256 trabalhos. Destes, 20 dissertações e três teses tinham o foco procurado. Acessou-se e analisou-se 20 trabalhos que estavam disponíveis. Os procedimentos de análise de dados foram divididos em dois momentos: análise contextual e análise conceitual. Os resultados indicam a concentração da pós-graduação nessas áreas no Sudeste e Sul do país, evidenciando a necessidade do atendimento público à pós-graduação nas outras regiões. As análises tinham como objetivo principal apontar as possíveis contradições entre o papel da pesquisa como fonte de crítica e a transposição ou conservação da ordem social vigente. Os resultados das análises dos trabalhos indicam: o esvaziamento teórico da pesquisa; a contradição entre a concepção da deficiência e as propostas de ensino; a indicação do professor como incapaz de ensinar; a percepção da segregação como melhor opção e; a necessidade de pesquisas que proponham atividades para ensino de inglês para alunos com deficiência.
Métricas
Referências
BUENO, J. G. S. Políticas de Escolarização de alunos com deficiência. In: MELETTI, S. M. F.; BUENO, J. G. S. Políticas Públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013.
EAGLETON, T. Marxismo e crítica literária. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
ENGELS, F. Anti-Dühring: a revolução da ciência segundo o senhor Eugen Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.
HELLER, A. O cotidiano e a História. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010: características gerais da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
JORDÃO, C. M. ILA-ILF-ILE-ILG: quem dá conta? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 1, p. 13-40, 2014.
KLEIMAN, A. B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
LIMA, D. C. (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona: uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARTINS, J. S. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
MARX, K. O Capital (Livro I). São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, K.; ENGELS, F. Cultura, arte e literatura. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes. Feuerbach, B. Bauer e Stiner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2015.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MÉSZÁROS, I. Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. 1. ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2011.
MÉSZÁROS, I. A Teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2016.
MOITA LOPES, L. P da. Introdução. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006a.
MOITA LOPES, L. P da. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006b.
MOITA LOPES, L. P da. Introdução. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
SEIDHOFER, B. Closing a conceptual gap: the case for a description of English as a lingua franca. International Journal of Applied Linguistics, Oslo, v. 11, n. 2, p. 133-158, 2001.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas V: Fundamentos de Defectología. Madrid, 1997.
WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
WILLIAMS, R. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
WILLIAMS, R. A Produção Social da Escrita. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
WILLIAMS, R. Recursos da Esperança: cultura, democracia, socialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-11-06
##plugins.generic.dates.published## 2020-03-03