Entre memória e experiência: algumas reflexões teórico-metodológicas sobre narrativas em fontes autobiográficas

Autores

  • Éder da Silva Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc http://orcid.org/0000-0002-1242-2126
  • Ana Paula Kahmann Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Amanda Assis de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993245

Palavras-chave:

Educação clandestina, Experiência, Memória coletiva, Narrativas.

Resumo

O presente artigo contempla algumas reflexões produzidas a partir do acúmulo produzido em nosso grupo de pesquisa em torno de um projeto de investigação que buscou compreender algumas práticas de educação desenvolvidas por comunistas brasileiros, em períodos nos quais viveram práticas educativas na ou para a clandestinidade, particularmente entre as décadas de 1950 e 1970. A partir da intersecção entre história da educação e cultura política, apresentamos reflexões de cunho teórico-metodológico sobre as narrativas autobiográficas que constituíram as fontes da investigação em curso. A metodologia é de natureza qualitativa e se pauta na apresentação de algumas notas que possam servir de mote para a reflexão sobre o uso de narrativas e suas interfaces com a experiência e a memória coletiva. As reflexões realizadas defendem que a análise das narrativas presentes nas fontes autobiográficas deve considerar algumas intersecções teórico-metodológicas da perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, bem como sobre memória e experiência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Docente do Departamento de História e Geografia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação. É líder do Grupo de Pesquisa História, Memórias e Narrativas em Educação; Doutor em História pela Unisinos, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (bolsa PDSE/CAPES), é mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS. 

Ana Paula Kahmann, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Ensino de Filosofia e Sociologia pela UNISC. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UNISC. Bolsista PROSUP/CAPES. Intergante do Grupo de Pesquisa História, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq.

Amanda Assis de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Licenciada em História pela UNISC. Bolsista PROSUP/CAPES. Intergante do Grupo de Pesquisa História, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Educadores Sul-Rio-Grandenses: muita vida nas histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. História e histórias de vida – destacados educadores fazem a história da educação rio-grandense. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica: tempo, memória e narrativas. In: ______ (Org.). A aventura (auto)biográfica – teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p.201-224.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisar com professores na escola: contribuições da pesquisa dialógica para o desenvolvimento de aprendizagens autorreguladas. In: VEIGA SIMÃO, A. M.; FRISON, L. M. B.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS; Natal: EDUFRN; Salvador: EDUNEB, 2012, p.113-154.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Profissionalização docente e identidade – narrativas na primeira pessoa. In: SOUZA, E. C. (Orgs.) Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006, p.189-203.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BOLÍVAR, Antonio. Trayectorias epistemológicas y prácticas de la investigación (auto)biográfica en educación em Brasil y España. In: ______ (orgs.). La investigación (auto)biográfica en educación: miradas cruzadas entre Brasil y España. Granada/Porto Alegre: EUG/EdiPUCRS, 2014, p. 8-29.

ALBUQUERQUE, M. B. B. Educação e saberes culturais: apontamentos epistemológicos. In: PACHECO, A. S. et al. (Org.). Pesquisas em estudos culturais na Amazônia: cartografias, literaturas & saberes interculturais. Belém: Editora AEDI, 2015. p. 651-692.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2013.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação?. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BUENO, B. O. É possível reinventar os professores? A escrita de memórias em um curso especial de formação de professores. In: SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006, 219-238.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002.

CORRÊA, Hércules. Memórias de um stalinista. Rio de Janeiro: Opera Nostra, 1994.

CRUZ, Marcelly Machado; SILVEIRA, Éder da Silva Silveira. Gênero, educação e cultura política comunista: reflexões sobre narrativas de mulheres militantes. Textura - ULBRA, v. 20, p. 272-288, 2018.

CUNHA, Jorge Luiz da. Pesquisas com (auto)biografias: interfaces em tempos de individuação. In: PASSEGI, Maria da Conceição. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012. p. 95-114.

CUNHA, Maria Isabel. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ. vol. 23 n. 1-2, p.185-195. São Paulo Jan./Dec. 1997.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre narrativa de si na modernidade avançada. Natal, RN: EDUFRN, 2012.

DIAS, Eduardo. Um imigrante e a revolução: Memórias de um Militante Operário 1934 - 1951. São Paulo: Brasiliense, 1983.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2004.

FIUZA, Alexandre Felipe; BRAGGIO, Ana Karine. Acervo da DOPS/PR: uma possibilidade de fonte diferenciada para a história da educação. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n.10, p. 430 – 452, jul./dez. 2013.

FRISON, L. M. B. Narrativas de autoformação: aprendizagem autorregulada revelada na docência compartilhada. In: VEIGA SIMÃO, A. M.; FRISON, L. M. B.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS; Natal: EDUFRN; Salvador: EDUNEB, 2012, p.73-92.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p.27-38, mar. 2006.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LIMA, Heitor Ferreira. Caminhos percorridos. Organização do Arquivo de História Social Edgard Leuenroth – Unicamp: Brasiliense, 1982.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, PUC-SP, (10): 7-29, 1993.

O COMUNISMO no Brasil. Inquérito Policial Militar 709. V.2. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1967.

OLIVEIRA, Amanda Assis de; SILVEIRA, Éder da Silva. Educação e clandestinidade: memórias de comunistas brasileiros na União Soviética (1953-1955). Temporalidades, v. 9, p. 12-31, 2017.

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2010.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A formação do formador na abordagem autobiográfica. A experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006, p.203-218.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T.M.N (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2008, p.27-59.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, M. C.; SILVA, V. B. (Orgs.). Invenções de vidas, compreensões de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, p.103-139, 2010.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas institucionais de si: a arte de enlaçar reflexão, razão e emoções. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Editora da UFSM, p.99-124, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27,n.01, p.333-346, 2011.

PIMENTEL, Guilherme Costa. Cultura política comunista em Montes Claros - reflexões e apontamentos. Temporalidades: Revista de pós-graduação em História, Ed. 24, V. 9, N. 2, p. 32-48, mai./ago. 2017.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Vol. 2, Nº 3, p.3-15, 1989.

SÁ MOTTA, Rodrigo Patto (Org.). Desafios e possibilidades na apropriação de cultura política pela historiografia. In: MOTTA, Rodrigo Patto Sa (Org.). Culturas Políticas na História: Novos Estudos. 2. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora Ltda, 2009. Cap. 1. p. 13-35.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia. Das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SCHMIDT, Benito Bisso. Entre a filosofia e a sociologia: matrizes teóricas das discussões atuais sobre história e memória. Revista Estudos Ibero-Americanos, PUCRS, v.XXXII, n.1, p.85-97, jun.2006.

SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval; MAHFOUD, Miguel. Halbwachs: memória coletiva e Experiência. Psicologia USP, São Paulo, v.4(1/2), p.285-298, 1993.

SILVEIRA, Éder da Silva. Por que ele? Educação, Traição e Dissidência Comunista na Trajetória de Manoel Jover Teles, o “Manolo”. São Paulo: Paco Editorial, 2016a.

SILVEIRA, Éder da Silva. Por que ele? Reflexões sobre o percurso e os bastidores de uma biografia histórica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 01, n. 03, p. 467-479, set/dez. 2016b.

SILVEIRA, Éder da Silva; MORETTI, Cheron Zanini. Memórias de uma educação clandestina: comunistas brasileiros e escolas políticas na União Soviética na década de 1950. Educar em Revista, p. 193-208, 2017.

SILVEIRA, Éder da Silva; MORETTI, Cheron Zanini; PEREIRA, Marcos Villela (Org.). Educação clandestina. v.1: Educação e Clandestinidade. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019a.

SILVEIRA, Éder da Silva; MORETTI, Cheron Zanini; PEREIRA, Marcos Villela (Org.). Educação clandestina. v.2: Educação e culturas políticas. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019b.

SOUZA, Elizeu Clementino O Conhecimento de Si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. História, Memória e História da educação. In: ______ (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol. III - Século XX. 4ª edição. RJ:Vozes, 2011, p.416-429.

THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria: ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Downloads

Publicado

03-03-2020

Como Citar

SILVEIRA, Éder da S.; KAHMANN, A. P.; OLIVEIRA, A. A. de. Entre memória e experiência: algumas reflexões teórico-metodológicas sobre narrativas em fontes autobiográficas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3245057, 2020. DOI: 10.14244/198271993245. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3245. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2019-01-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-07-31
##plugins.generic.dates.published## 2020-03-03