Suicídio.com: o último ato do espetáculo
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993873Palavras-chave:
Suicídio.com, Sociedade do espetáculo, Cibercultura, Suicídio.Resumo
Dialogando com a intersecção teórica entre referências centrais da Teoria Crítica da Sociedade e o filósofo Guy Debord, por meio de revisão bibliográfica e de estudos de caso, o presente artigo buscou discutir a temática do suicídio.com. Apesar de o termo já ter sido cunhado, o mesmo foi feito, genericamente, para casos de suicídio em que o autor utiliza algum meio digital para o ato. Assim sendo, o suicídio.com apresentou suas próprias características e formas de manifestação, que se diferem entre casos nos quais os suicidas são incentivados e orientados por sites e/ou usuários da internet onde, em geral, tais práticas ficam restritas aos fóruns, sendo acompanhadas pelos chats, tendo como forma de registro visual eventuais fotos do processo; criação de grupos suicidas onde as pessoas se encontram em fóruns sobre o assunto e criam um pacto de morte coletiva; ou casos em que o suicida torna a prática pública em vídeo e ao vivo, a partir do acesso dos internautas à webcam. Todavia, a propositura levantada abarcou uma nova compreensão do conceito, que pôde ser alicerçado nas seguintes premissas: a) o suicídio, enquanto fenômeno social, está circunscrito ao contexto histórico e aos fatores culturais de seu tempo e espaço, portanto, a mídia é um componente inerente às práticas contemporâneas de suicídio; b) o suicídio.com, porém, não é somente a replicação virtualizada do suicídio tradicional; é consequente dos processos de espetacularização pública da vida privada em ambientes virtuais.
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor Wiesegrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ALMEIDA, Ana Filipa. Efeito de Werther. In: Análise psicológica, Lisboa, v. 18, n. 1, p. 37-51, 2000.
ANES, Eugenia Maria Garcia; SILVA, N.; SILVA, S. Suicídio: um problema de saúde pública. Jornadas de enfermagem da escola superior de saúde do IPB: livro de atas. Bragança: Escola Superior de Saúde. p. 524-532, 2013.
BATEY, Mark. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Tradução Gabriel Zide Neto. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.
BESTGORE. Man cuts his femoral artery and bleeds live on ooVoo webcam. 2012. Disponível em: <http://www.bestgore.com/suicide/man-cuts-his-femoral-artery-bleeds-live-oovoo-webcam/>. Acesso em: 29 out. 2018.
BLINDERMAN, Ilia. See The First “Selfie” In History Taken by Robert Cornelius, a Philadelphia Chemist, in 1839. Openculture. 2013. Disponível em: < http://www.openculture.com/2013/11/the-first-selfie-in-history-1839.html>. Acesso em: 20 jan. 2019.
BRUM, Eliane; AZEVEDO, Solange. Suicídio.com. Revista Época. São Paulo, v. 2, n. 2, p. 27-30, fev. 2008.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
CHRISTANTE, Luciana. Com sem saída. Revista Unespciência. 13. ed., p. 30-35, out. 2010.
COSTA, Ana Luisa. A relação entre o suicídio e a internet: o fenômeno do ‘suicídio.com’. CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 19., Vila Velha/ES, 2014. Anais... Vila Velha: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2014.
CRUVINEL, Monica Vasconcelos. Rastros virtuais de uma morte (a)enunciada: uma análise dos discursos do suicídio pelas páginas “brasileiras” do Orkut”. 2008. 198 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Instituto de Estudos de Linguagem, Unicamp, Campinas, 2008.
CRUZ, Dulce Márcia; KRÜGER, Fernando. L. As estratégias de marketing dos jogos eletrônicos de simulação da vida. 2009. Disponível em: <http://www.prodemge.gov.br/images/revistafonte/revista_9.pdf#page=65>. Acesso em: 10 jan. 2019.
DAYLY MAIL. 'Took all my pills, bye bye': Woman commits suicide on Facebook... and none of her 1,082 online friends help. Daily Mail Reporter. News. 06 Jan. 2011. Disponível em: <https://www.dailymail.co.uk/news/article-1344281/Facebook-suicide-None-Simone-Backs-1-082-online-friends-helped-her.html>. Acesso em: 02 Fev. 2019.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DURKHEIM, Émile. O suicídio. Estudo sociológico. Tradução Monica Stahel. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Coleção Tópicos).
FIERRO, Mariana. Suicidios que se transmitieron en vivo por redes sociales. Azteca. 2018. Disponível em: <https://www.aztecaamerica.com/galerias/noticias/13206/suicidios-que-se-transmitieron-en-vivo-por-redes-sociales/7>. Acesso em: 19 maio 2019.
GOETHE, Johann Wolfgang. Os sofrimentos do jovem Werther, trad. de Erlon José Paschoal, São Paulo, Estação Liberdade, 1999.
GOMES, J. O. et al. Suicídio e internet: análise de resultados em ferramentas de busca. In: Psicologia e Sociedade, v. 26, n. 1, p. 63-73, 2014.
HISTÓRIA DIGITAL. 35 fotos post mortem. História Digital. Curiosidades. 2014. Disponível em: <https://historiadigital.org/curiosidades/35-fotos-post-mortem-feitas-apos-a-morte/>. Acesso em: 02 Fev. 2019.
LOUREIRO, Paulo Roberto Amorim; MOREIRA, Tito Belchior; SACHSIDA, Adolfo. Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros. IPEA. Texto para Discussão 1851. Rio de Janeiro, 2013.
MENEGHEL, Stela Nazareth et al. Características epidemiológicas do suicídio no Rio Grande do Sul. Revista Saúde Pública, v. 8, p. 804-810, 2004.
MORENO, Ana Carolina; DANTAS, Carolina; OLIVEIRA, Monique. Suicídios de adolescentes: como entender os motivos e lidar com o fato que preocupa pais e educadores. Globo. Ciência e Saúde, 2018. Disponível em: < https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/suicidios-de-adolescentes-como-entender-os-motivos-e-lidar-com-o-fato-que-preocupa-pais-e-educadores.ghtml >. Aceso em: 08 mar. 2019.
NAÇÕES UNIDAS. OMS: quase 800 mil pessoas se suicidam por ano. Nações Unidas Brasil, 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/oms-quase-800-mil-pessoas-se-suicidam-por-ano/>. Acesso em: 04 mar. 2019.
O GLOBO. Mãe encontra vídeo no Youtube Kids que ensina crianças como cometer suicídio. OGlobo. Sociedade. 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/mae-encontra-video-no-youtube-kids-que-ensina-criancas-como-cometer-suicidio-23482770>. Acesso em: 19 maio 2019.
OOVOO. Fast facts & figures. OOVOO. Company Fact Sheet 2014. Disponível em: <http://www.oovoo.com/fact-sheet/ooVoo_FactSheet_0807V5.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2018.
OWEN, Jonathan. Teens die after logging into 'suicide chat rooms'. Independent. This Britain. 2006. Disponível em: <https://www.independent.co.uk/news/uk/this-britain/teens-die-after-logging-into-suicide-chat-rooms-415386.html>. Acesso em 06 mar. 2019.
PACÍFICO, Marsiel; GOMES, Luiz Roberto. O espetáculo de si: uma proposição sobre a atualidade da sociedade do espetáculo. Comunicações. Piracicaba, v. 26, n. 1, p. 165-179, 2019.
R7. Por desilusão amorosa! Garota anuncia suicídio em rede social e posta última foto antes de se matar. R7. Hora7. 2014. Disponível em: <https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/por-desilusao-amorosa-garota-anuncia-suicidio-em-rede-social-e-posta-ultima-foto-antes-de-se-matar-16062018#!/foto/8>. Acesso em: 18 dez. 2018.
SILVA, Manuely Costa. A influência dos grupos Emo, Gótico e Punk no desenvolvimento dos adolescentes. Monografia (Especialização em Educação e Psicopedagogia) – Pontifícia Universidade Católica. Campinas, p. 33, 2006.
SOUSA, Ana Cristina. Eugenia Cooney, a ‘rainha-esqueleto’, é demasiado magra para o Youtube?. Público. Sociedade, 2016. Disponível em: <https://www.publico.pt/2016/10/25/sociedade/noticia/anorexia-ou-magreza-natural-1748753>. Acesso em: 10 nov. 2018.
STELTER, Brian. Web Suicide Viewed Live and Reaction Spur a Debate. NYTimes. 2008. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2008/11/25/us/25suicides.html>. Acesso em: 18 maio 2019.
STOKES, Paul. Chatroom users 'goaded man in web suicide'. The Telegraph. UKNews. 2007. Disponível em: <https://www.telegraph.co.uk/news/uknews/1563053/Chatroom-users-goaded-man-in-web-suicide.html>. Acesso em: 18 maio 2019.
TÜRCKE. Christoph. Sociedade Excitada: filosofia da sensação. Tradução Antonio A. S. Zuin e outros. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
VEJA. A cada 40 segundos ocorre um suicídio no mundo. Veja. Saúde, 2018. Disponível em <https://veja.abril.com.br/saude/a-cada-40-segundos-ocorre-um-suicidio-no-mundo/>. Acesso em: 12 maio 2019.
VIANA, Bruno Mariante. Teasers: imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz da saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 92, 2010.
YOUTUBE. Eugenia Cooney. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/eugeniacooney/about>. Acesso em: 10 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-05-29
##plugins.generic.dates.published## 2020-07-27