A observação do cotidiano escolar na práxis formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992787

Palavras-chave:

Observação, Cotidiano escolar, Práxis pedagógica.

Resumo

O trabalho apresenta algumas reflexões extraídas de uma experiência hermenêutica e etnográfica, cujo objetivo é compreender o complexo cotidiano escolar a partir das observações realizadas por graduandos de diferentes cursos de licenciatura em escolas de Canoas/RS, Brasil. Trata-se de uma investigação coletiva, desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos e Programas. A partir de um roteiro preestabelecido verificou-se o Projeto Político Pedagógico, a abordagem metodológica e o planejamento adotado pelos professores nas escolas, bem como os modelos educativos e as rotinas identificadas. O movimento dialético entre o cotidiano escolar e a formação universitária permitiu articular o ensino e a pesquisa, potencializando o exercício reflexivo da avaliação de contextos e da práxis. Com base nos relatos apresentados em aula foi possível discutir e reavaliar que as mudanças na educação passam pelo engajamento social e pelo reconhecimento dos contextos pedagógicos como forma de aproximar a formação acadêmica das perplexidades, tensões e contradições da práxis.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UNILASALLE/Canoas/RS. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Mestrando em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/RS. Bolsista da CAPES e membro do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Lilian Soares Alves Branco, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia Multimeios (PUCRS) e Mestranda em Educação pela Universidade La Salle. Bolsista CAPES/PROSUP e Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Míriam Benites Rios, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Especialista em Informática na Educação (2008) pela mesma Instituição. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade La Salle, Canoas/RS. Bolsista CAPES/PROSUP e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Referências

ALVES, R. O currículo dos urubus. In: ALVES, R. Estórias de quem gosta de ensinar. 10. ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 69-74.

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2008.

ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

AZAMBUJA, P. L.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. O Planejamento Docente na Educação Infantil: metamorfoses e sentidos ao aprender. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 22, n. 2, jul./dez. 2017. DOI: http://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1503

BAPTISTA, S. G.; CUNHA, M. B. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CHARLOT, B. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 73, p. 161-180, jan./fev. 2019. DOI: 10.1590/0104-4060.62350

CONTE, E. Notas sobre Teoria e Práxis. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 60, p. 883-903, jul./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p883a903

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, M. O sentido dramático da aprendizagem. In: GROSSI, E. P.; BORDIN, J. (Org.). Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 11-14.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GAMBOA, S. A. S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 91-115.

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; PUGENS, N. B. A perspectiva da alteridade na educação. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 23, n. 1, p. 179-197, jan./abr. 2018. DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.10

JACOBI, D. F.; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Do caos ao cosmos: A metamorfose do aprender. Revista Diálogos (RevDia), Mato Grosso, v. 6, n. 1, p. 7-23, jan./abr. 2018.

LÜDKE, M. O professor e a pesquisa. 5. ed. Campinas: Papirus, 2001.

LUCKESI, C. C. Planejamento e Avaliação escolar: articulação e necessária determinação ideológica. In: BORGES, Silva Abel. O diretor articulador do projeto da escola. São Paulo: FDE, 1992. p.115-125.

MÜHL, E. H. Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n.117, p. 1035-1050, out./dez. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000400008

PARRA, J. D.; HERNANDEZ, C. Classroom observation in context: an exploratory study in secondary schools from Northern Colombia. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, p. 1-25, mar. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019240005

PUGENS, N. B.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia Científica na Educação Infantil: pressupostos montessorianos. Revista Intersaberes, Canoas, v. 13, n. 29, 354-368, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v13i29.1379

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SACRISTÁN, J. G. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

ZABALA, A. A prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado

15-01-2020

Como Citar

CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; RIOS, M. B. A observação do cotidiano escolar na práxis formativa. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2787032, 2020. DOI: 10.14244/198271992787. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2787. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2018-05-19
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-04-11
##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15