Programa Ciência sem Fronteiras: um relato de experiência por estudantes de Engenharia de Pesca
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993633Palavras-chave:
Educação, Aprendizado, Internacionalização, Programa Ciência sem Fronteiras.Resumo
O trabalho teve como objetivo discutir sobre a mobilidade acadêmica vivenciada por estudantes de Engenharia de Pesca em outros países. A coleta de dados foi feita através de um questionário eletrônico semiestruturado, hospedado em uma plataforma eletrônica de formulários da Google. Um total de nove discentes respondeu ao questionário, realizando a mobilidade na França, Espanha, Irlanda, Canadá, Estados Unidos e Austrália. A satisfação dos estudantes com o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi positiva, todos os entrevistados afirmaram terem aprendido o idioma do país que escolheram. Em relação aos aspectos negativos, 67% dos entrevistados apontaram que tiveram dificuldades no entendimento do idioma do país no início da mobilidade acadêmica e 78% sentiram saudade da família no período da mobilidade. Concluindo, a mobilidade acadêmica realizada por discentes do Curso de Engenharia de Pesca foi classificada como excelente, sendo uma experiência única e enriquecedora tanto pelo lado profissional, quanto pessoal.
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