Políticas de indução para professores iniciantes: a experiência chilena e os desafios para América Latina

Autores

  • Carlos Eugenio Beca
  • Ingrid Boerr

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994683

Palavras-chave:

inserção profissional, Políticas de indução, Chile - Latin America.

Resumo

O tema da indução dos professores principiantes vem ganhando relevância nas políticas educativas orientadas para o desenvolvimento da profissão docente. O presente artigo tem por objeto contribuir para a reflexão sobre os desafios da indução aos docentes que se iniciam no exercício da profissão na América Latina. Apresenta-se uma reflexão a respeito da necessidade de gerar os dispositivos necessários para apoiar os docentes durante sua inserção no exercício profissional e uma breve discussão sobre as distintas estratégias e modelos de acompanhamento ou mentoria. Além de apresentar brevemente algumas experiências realizadas em países latino-americanos, se foca na experiência desenvolvida no Chile, desde seu início no começo dos anos 2000 até os últimos avanços a partir da Lei que cria o Sistema de Desenvolvimento Profissional Docente, que considera um sistema nacional de indução, reconhecendo o direito de todas as professoras e professores iniciantes a receberem um acompanhamento mediante mentores com experiência docente e formação especializada. O artigo culmina com uma reflexão acerca do caminho percorrido e os desafios que impõem os novos cenários educativos para o ingresso dos docentes ao seu exercício profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ÁVALOS, B.; CARLSON, B.; AYLWIN, P. La inserción de profesores neófitos en el sistema educativo ¿Cuánto sienten que saben y cómo perciben su capacidad docente en relación a las tareas asignadas? Proyecto Fondecyt 1020218, Chile, 2004. Disponible en www.eclac.org/ddpe/publicaciones/sinsigla/xml/.../INSERPROFE.pdf

ÁVALOS, B; VALENZUELA, J. Education for all and attrition/retention of new teachers: A trajectory study. International Journal of Educational Development. Volume 49, 2016, Pages 279-290.

BECA, C.E.; BOERR, I. El proceso de Inserción a la Docencia. En: Aprendizaje y Desarrollo Profesional Docente. OEI, Fundación Santillana, 2009.

BOERR, I. Mentoría para la inserción profesional: Primer paso en el sistema de desarrollo profesional docente en Chile. En: Acompañamiento Pedagógico: Docentes Nóveles de Chile, Ecuador, México y Uruguay. México: Taberna Libraría Editores, 2019.

BRITTON, E.; PAINE, L.; PIMM, D.; RAIZEN, S. Comprehensive Teacher Induction, Kluwer Academic Press, 2003.

CABEZAS, V.; GALLEGOS, F.; SANTELICES, V.; ZARHI, M. Proyecto FONIDE Nª FS511082, Institución adjudicataria: Pontificia Universidad Católica de Chile. Ministerio de Educación , Chile, 2010.

CALDERÓN, J. (Coordinador). Acompañamiento Pedagógico: Docentes Nóveles de Chile, Educador, México y Uruguay. México: Taberna Libraría Editores, 2020.

CENTRO DE PERFECCIONAMIENTO, EXPERIMENTACIÓN E INVESTIGACIONES PEDAGÓGICAS. Compromiso con el Desarrollo Profesional Docente. CPEIP 2006-2009, Santiago, 2010.

CENTRO DE PERFECCIONAMIENTO, EXPERIMENTACIÓN E INVESTIGACIONES PEDAGÓGICAS. 2019. Presentación Sistema Nacional de Inducción para Docentes Principiantes.

CORNEJO, J. Profesores que se inician en la docencia: algunas reflexiones al respecto desde América Latina. En: Revista Iberoamericana de Educación, (19), 1999, s/p. Recuperado de https://www.oei.es/historico/oeivirt/rie19a02.htm

GATTI, B. A.; BARRETO, E.S.S.; ANDRÉ, M.E.D.A.A; ALMEIDA, P.C.A. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GONZÁLEZ, A.; ARANEDA, N.; HERNÁNDEZ, J.; LORCA, J. Inducción Profesional Docente. Estudios Pedagógicos, 31(1), 2005, 51-62. Recuperado de https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718- 07052005000100003

INGERSOLL, R.; SMITH, T.R. Do Teacher Induction and Mentoring Matter? 2004. Recuperado en https://repository.upenn.edu/ gse_pubs/134

MARCELO, C.; LÓPEZ, F.M.A. El acompañamiento a docentes principiantes. Análisis y resultados de un programa de inducción. En: Archivos Analíticos de Políticas Educativas. Vol. 28, número X. Universidad de San Andrés y Arizona State University, 2020.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE REPÚBLICA DOMINICANA. Resolución 01/2018 que pauta el inicio del Programa Nacional de Inducción para docentes de nuevo ingreso al Sistema Educativo Preuniversitario durante el año escolar 2017-2018.

OCDE. Los docentes son importantes: atraer, formar y conservar a los docentes Eficientes, 2005. Disponible en: https VEENMAN, S. Perceived Problems of Beginning Teachers, Review of Educational Research, N°54(2), 1984, pp. 143-176. ://www.oas.org/cotep/GetAttach.aspx?lang=es&cId=785&aid=1185443783

OREALC-UNESCO. Catastro de experiencias relevantes de políticas docentes en América Latina y el Caribe. Santiago: OREALC-UNESCO, 2014.

ORLAND BARAK, L. Lost in translation: tutores y mentores que aprenden a participar en discursos competitivos de la práctica educativa. En: Revista Educación, 340, 2006, 187-212.

PERRENOUD, P. Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Barcelona: Graó, 2006.

ROJAS, C. et al. El acompañamiento a los docentes nóveles: prácticas y concepciones. II CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE PROFESORADO PRINCIPIANTE E INSERCIÓN PROFESIONAL A LA DOCENCIA. Buenos Aires, 2010.

SECRETARÍA DE GOBERNACIÓN DE MÉXICO, 11.09.2013. Decreto por el que se expide la Ley General del Servicio Profesional Docente.

SERPELL, Z. Beginning teacher induction: a review of the literature. ERIC Ed., 2000.

TENTI, E. Reflexiones sobre la construcción social del oficio docente. En: Aprendizaje y Desarrollo Profesional Docente. OEI, Fundación Santillana, 2009.

VALENZUELA, J.; SEVILLA, A. La movilidad de los nuevos profesores chilenos en la Década del 2000: un sistema escolar viviendo en peligro. Proyecto Fondecyt, N° 1120749. 2013. Recuperado de www.ciae.uchile.cl/download.php?file=2015-docentes/Movilidad...pdf

VEENMAN, S. Perceived Problems of Beginning Teachers, Review of Educational Research, Nº 54 (2), 1984, pp. 143-176.

VONK, J. A knowledge base for mentors of beginning teachers: result of a Dutch experience. En: Mc BRIDGE, R. (ed.) Teacher Education Policy. London: Falmer Press, 1996.

Publicado

29-10-2020

Como Citar

EUGENIO BECA, C. .; BOERR , I. . Políticas de indução para professores iniciantes: a experiência chilena e os desafios para América Latina. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4683111, 2020. DOI: 10.14244/198271994683. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4683. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-08-03
##plugins.generic.dates.published## 2020-10-29