Implicações de uma proposta de currículo integrado à luz de Gadamer
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993690Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Interdisciplinaridade, Profissionalização.Resumo
Este relato de experiência apresenta as implicações na busca da implementação do projeto “Ensino técnico de nível médio: o diálogo entre disciplinas”, desenvolvido em um dos campi do Instituto Federal Catarinense (IFC). Escolheu-se o Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agropecuária porque este dispunha de maior oferta de vagas e, portanto, maior número de turmas e profissionais de áreas afins atuando. Os professores que acolheram o desafio de buscar caminhos para a integração dos saberes de diferentes áreas do conhecimento planejaram atividades de forma conjunta, identificando pontos em comum. O propósito era implicar cada componente ao contexto dos demais, considerando suas especificidades, como forma de valorizar o alargamento de compreensões na busca de ampliar e fundir horizontes por intermédio do diálogo no contexto do currículo do curso. O trabalho constituiu-se de um exercício de mão dupla entre professores como principais agentes dessa proposta, elegendo as necessidades do coletivo como prioridade. Isso permitiu alcançar considerável sucesso, pois, para além de uma formação diferenciada oferecida aos discentes, as discussões se constituíram em percursos formativos para os próprios docentes. Desse modo, quando seus resultados foram expostos e apresentados aos demais profissionais da instituição, sendo visitados por pais e demais estudantes, demonstrou-se que é possível fazer acontecer o Ensino Médio Integrado na prática, por meio da articulação entre o preparo técnico associado às possibilidades de diálogo e de exercícios de alteridade como caminhos utilizados na construção dessa proposta de trabalho.
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel G. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo: políticas e práticas. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 131-164.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília, DF: Líber Livro, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 11 – CONSUPER/2015. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2015. Disponível em: <http://concordia.ifc.edu.br/wp-content/uploads/2016/10/resolu%C3%87%C3%83o-011-2015-aprova-regulamento-de-atividades-docentes-110220161350.pdf>. Acesso em: 22 maio 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. O Sistema Nacional de Educação Tecnológica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1991.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.
DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das ciências humanas. Tomo 1: positivismo e hermenêutica. São Paulo: Loyola, 2004.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003. 85p.
FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994. 143p.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 41-62.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. 175p.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II. Tradução de Enio Paulo Gianchini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 624p.
GADAMER, Hans-Georg. Estética e hermenêutica. Tradução de Antônio Gómes Ramos. Madrid: Tecnos, 1998. 320p.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. 4. ed. Tradução de Flavio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 730p.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFS). Sobre o Consuper. [2020?]. Disponível em: <http://consuper.ifc.edu.br/sobre-o-consuper/>. Acesso em: 22 maio 2020.
KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para a pesquisa de campo. Tradução de Thiago de Abreu e Lima Florencio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MARTINS, Angela Maria. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio: avaliação de documento. Cadernos de Pesquisa, n. 109, p. 67-87, 2000.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-06-08
##plugins.generic.dates.published## 2020-07-28