Potencialidades da ferramenta Google My Maps para o ensino de geografia em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993776

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Tecnologias digitais, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Esse artigo é um desdobramento de uma pesquisa de doutorado sobre a temática tecnologias digitais, concentrada na utilização da ferramenta Google My Maps no ensino de Geografia que se efetivou em uma prática que teve como foco a construção de mapas sobre a cartografia de Portugal, concebida numa perspectiva de investigação qualitativa de natureza colaborativa, envolvendo vinte e oitos estudantes do ensino secundário de uma escola pública de Carcavelos – Portugal, em 2018. Em linhas gerais, a organização desta prática indicou que esta ferramenta tem um bom potencial didático e apresenta versatilidade de uso para desenvolver as noções principais da cartografia escolar e conteúdos sobre a Geografia de Portugal. Ademais, ficou evidenciada a importância do uso das tecnologias no contexto escolar que potencializa o uso de novas linguagens e abordagens para ensinar e aprender Geografia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Mestre em Geografia
pela Universidade Federal de Santa Catarina - (UFSC) e doutorando pela Universidade do Estado de
Santa Catarina - (UDESC), Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, Brasil,

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
(UNIJUI), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – (UPF), Doutora em Geografia pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS). Professora - Departamento de Geografia da
Universidade do Estado de Santa Catarina - (UDESC), Itacorubi, Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

Marcia Vidal Candido Frozza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Letras, Português e Literaturas vernáculas; Mestre em Literatura Brasileira; Professora da Rede de Escolas da Comunidade - CNEC; Pesquisadora voluntária do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia - LEPEGEO - da Universidade do Estado de Santa Catarina

Referências

ADRIÃO, Daniel. Um novo paradigma educativo para Portugal no século XXI. Editora: Educanologu, 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José. Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo de. A pesquisa colaborativa na formação de professores de Geografia e seus desdobramentos no ensino. In: MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynki (Org.). Ensino de Geografia no contemporâneo: experiências e desafios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

CLAUDINO, Sergio; SPINELLI, Flavia. Educación geográfica y ciudadanía: un abordaje reflexivo. In: MIGUEL GONZÁLEZ, Rafael; LÁZARO Y TORRES; GAITE, María Jesus Marrón. (Eds.). La educación geográfica digital. Zaragoza: Grupo de Didáctica de la Geografía de la Asociación de Geógrafos Españoles y Universidad de Zaragoza, 2012. p. 49-58.

COSTA, Fernando Albuquerque. Tecnologias em Educação – um século à procura de uma identidade. In: COSTA, Fernando Albuquerque et al. (Org.). As TIC na Educação em Portugal: concepções e práticas. Porto: Porto Editora, 2007.

FAVA, Rui. Educação para o século XXI: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2014.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIORDANI, Ana Claudia et al. Tecnologias de informação e comunicação disponíveis no ciberespeaço para ensinar e aprender geografia. In: GIORDANI, Ana Claudia et al. (Orgs.) Aprender geografia: a vivência como metodologia. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

GÓMEZ, Àngel Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção do conhecimento. São Paulo: Liber Libros, 2008.

JONASSEN, David H. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvovler o pensamento crítico nas escolas. Tradutor: Ana Rosa Gonçalves, Sandra Fradão, Maria Francisca Soares. Porto: Porto Editora, 2007.

LUQUE, Ricardo Manuel. El uso de la cartografía y la imagen digital como recurso didáctico en la enseñanza secundaria. Algunas precisiones en torno a Google Earth. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, n. 55, p. 183-210, 2011.

PORTUGAL, Programa Curricular do Ensino Secundário. Secretaria da Educação básica. Portugal: Ministério da Educação/Direção geral da Educação, 2017.

SILVA, Marco; CLARO, Tatiana. A docência online e a pedagogia da transmissão. Boletim Técnico do SENAC, Revista Educação, v. 33, p. 81-89, 2007. Disponível em <http://www.academia.edu/4975684/A_DOC%C3%8ANCIA_ONLINE_E_A_PEDAGO GIA_DA_TRANSMISS%C3%83O> Acesso em 10 nov. 2019.

TONINI, Ivaine Maria. Movimentando-se pela Web 2.0 para ensinar Geografia. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor; COSTELLA, Roselane Zordan. (Org.). Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso, Lugar-cultura/Imprensa Livre, 2013.

TONINI, Ivaine Maria. Os meios de comunicação, tecnologias digitais e práticas escolares de Geografia. Revista da Faculdade Santo Agostinho, 2014.

TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor, GIORDANI, Ana Claudia Carvalho, CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Aprender a ensinar Geografia: a vivência como metodologia. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

MARTINS JUNIOR, L.; MARTINS, R. E. M. W.; FROZZA, M. V. C. Potencialidades da ferramenta Google My Maps para o ensino de geografia em Portugal. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3776013, 2020. DOI: 10.14244/198271993776. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3776. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Mídias Digitais
##plugins.generic.dates.received## 2019-10-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-12-09
##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15