Uma professora em início de carreira: narrativas sobre as tensões em seu desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994275

Palavras-chave:

Condições do trabalho docente, Desenvolvimento profissional, Carreira do magistério, Escola pública.

Resumo

Este texto objetiva analisar as tensões que foram marcantes no desenvolvimento profissional de uma professora dos anos iniciais, ao ingressar numa rede pública de ensino. Inicialmente apresentam-se algumas concepções de professor iniciante, presentes na literatura, e adota-se a perspectiva histórico-cultural como quadro teórico, com os estudos de Yves Clot e colaboradores sobre a atividade docente, o gênero profissional do professor. Os dados consistem de diferentes narrativas da professora: memorial de formação na dissertação de mestrado, narrativas escritas e orais produzidas durante sua participação no Programa Observatório da Educação e uma narrativa produzida especificamente para a pesquisa. A análise centra-se em três unidades temáticas: ingresso na carreira; tensões entre a formação acadêmica e o real da atividade docente; e o coletivo de trabalho. A análise aponta indícios de um desenvolvimento marcado por avanços e por momentos de realização profissional, mas também por retrocessos e angústias, principalmente quando a professora reflete sobre sua formação acadêmica, contrapondo-se com seu poder de agir com os alunos no processo de alfabetização. Destacam-se os seus momentos de tensão, ao ingressar numa escola periférica com condições de trabalho adversas e sem o apoio da gestão escolar, culminando em adoecimento.

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

ANJOS, D. D. dos; NACARATO, A. M. Uma professora em início de carreira: narrativas sobre as tensões em seu desenvolvimento profissional. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4275120, 2020. DOI: 10.14244/198271994275. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4275. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
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