Descentramento Cultural na Educação Primária de Angola
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993039Palavras-chave:
Descentramento, Cultura, Ensino Primário, Angola.Resumo
Este artigo apresenta uma análise teórica sobre a emergência da noção de descentramento cultural operado com processo da reforma curricular na educação básica angolana, em que os discursos sobre cultura adquirem certa ruptura e ressignificações. Historicamente, o caminho traçado na construção de Angola privilegiava a invenção de uma cultura homogênea que pretendia eliminar a diferença e o diferente através da unidade étnico-linguístico e da reunião de determinadas características singulares para construção da “grande família nacional”. Os arranjos do sistema educativo seguido pelas produções de conhecimentos nos documentos legais, curriculares e os manuais dos professores, fragmentos estes que servirão como objetos de análise, emergem uma concepção teórica de descontinuidade para pensar a cultura angolana. Agora, os textos curriculares buscam, de forma crítica, contestar o pensamento normatizado como verdade cultural, propondo outros olhares na constituição do sujeito e da sociedade.
Métricas
Referências
ANGOLA. Ministério da Educação de Angola (MED). Lei nº 13/01. Lei de Bases do Sistema de Educação (LBSE). Luanda, 2001.
ANGOLA. Constituição da República de Angola (CRA). Assembleia Constituinte, Luanda: 2010.
ANGOLA. Ministério da Educação de Angola (MED). Comissão de Acompanhamento das Ações da Reforma Educativa - CAAR. Ficha Técnica. Luanda, setembro de 2010.
ANGOLA. Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE). Currículo do Ensino Primário: reforma curricular. Luanda: Editora Moderna. 2013.
BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. p. 27833.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. São Paulo: Global Editora, 2005.
GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre Currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2007. 48 p.
GONÇALVES, António Custódio. Identidades e Alteridades Culturais: desafios às solidariedades sociais e aos poderes políticos. Porto: Faculdade de Letras e Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, 2001.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural da Pós-Modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1992.
HAYEK, Friedrich A. von. Fundamentos da liberdade. Brasília: Universidade de Brasília, 1983.
JORGE, Manuel. Nação, Identidade e Unidade Nacional em Angola. Latitudes, France, n. 28, déc. 2006.
NGULUVE, Alberto. Política Educacional Angolana (1976-2005). Organização, Desenvolvimento e Perspectiva. São Paulo: USP, 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
PORTUGAL. Lei n.º 46/86, de 14 de outubro de 1986. Lei de Bases do Sistema Educativo Que Estabelece o Quadro Geral do Sistema Educativo. Diário da República, Lisboa, I Série, n. 237, p. 3067-3081, 1986.
RTP- NOTÍCIA. Reforma do sistema educativo em Angola. 2004. ONLINE. Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/reforma-do-sistema-educativo-em-angola_n100386. Acessado no dia 28 de março de 2019.
SCHULTZ, Adilson. Poderemos viver juntos? Revista Tecer, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, nov. 2010.
SILVA, Eugenio Adolfo da. Direito a Educação e Educação Para Todos Numa Sociedade em Desenvolvimento (Caso Angola). In: CONGRESSO LUSO-AFROBRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 8, 2004, Coimbra. Anais... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004.
TOURAINE, Alain. Poderemos Viver Juntos? Iguais e Diferentes. Petrópolis: Vozes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-04-05
##plugins.generic.dates.published## 2020-02-01