Inclusão em uma universidade estadual do interior de São Paulo

Autores

  • Tamiris Aparecida Fachinetti UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Relma Urel Carbone Carneiro Faculdade de Ciência e Letras - UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993627

Palavras-chave:

Inclusão, Aluno com deficiência, Educação superior.

Resumo

A inclusão faz parte da promoção e o exercício da cidadania, e consequentemente promove a garantia de direitos a todos para a plena participação social, de forma justa e igualitária. Tendo em vista os diversos mecanismos criados para garantir a igualdade de direitos e o papel primordial da educação para o movimento de inclusão, esse estudo teve como objetivo compreender por meio da visão de alunos com deficiência a inclusão em uma universidade pública do interior do estado de São Paulo. O estudo teve cinco alunos participantes. Para alcançar os objetivos foi utilizada para a coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Os resultados sugerem que a instituição não possui uma cultura efetiva de inclusão, algumas barreiras foram evidenciadas, como a falta de identificação nos documentos institucionais do tipo real de deficiência do aluno; ações de suporte que a instituição demora a oferecer ou oferece por meios diferentes do que foi solicitado pelos alunos, e a acessibilidade arquitetônica do campus que não é suficiente para que todos os alunos tenham autonomia. No entanto, verifica-se que a Faculdade de Ciências e Letras tem avançado no processo de inclusão de alunos com deficiência, porque existem algumas ações por parte da instituição que caminham para uma universidade inclusiva. É possível constatar avanços e limites no processo de inclusão da instituição.

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Biografia do Autor

Tamiris Aparecida Fachinetti, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação Escolar (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da FCL/UNESP- Araraquara. Possui Graduação em Educação Especial (2014) pela UFSCar. Tem experiência na área de Educação Especial, Segurança Viária e Pedagogia Administrativa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, atendimento educacional especializado, tecnologia assistiva, formação de professores e programas educacionais para empresas privadas.

Relma Urel Carbone Carneiro, Faculdade de Ciência e Letras - UNESP Araraquara

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), mestrado em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo (2002) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Docente do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Estágio nos Archives Jean Piaget - Université de Genève, UNIGE, Geneve, Suiça em 2012 e 2014. Membro da ABPEE - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e do ONEESP - Observatório Nacional de Educação Especial.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, inclusão escolar e formação de recursos humanos para a Educação Inclusiva. Líder do GEPEEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva.

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

FACHINETTI, T. A.; CARNEIRO, R. U. C. Inclusão em uma universidade estadual do interior de São Paulo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3627098, 2020. DOI: 10.14244/198271993627. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3627. Acesso em: 21 nov. 2024.

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