O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992887Palavras-chave:
Contextualização, Temas geradores, Metodologias diferenciadas, PIBID.Resumo
O uso de metodologias diferenciadas permite tornar as aulas de Química mais atrativas e promover melhorias no processo ensino / aprendizagem. Assim, buscando propiciar a construção ativa do conhecimento, as bolsistas do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão (UFG / RC) desenvolveram o Projeto Temático “Química e Energia em prol de um desenvolvimento sustentável”. Uma das atividades propostas foi a elaboração / desenvolvimento de aulas contextualizadas / problematizadas denominadas “Sensibilização”. Estas abordaram a temática “Energia e Sustentabilidade” e o foco das aulas foi a conscientização para o uso de Energias Sustentáveis. Assim, buscou-se propiciar a formação de sujeitos ativos na construção do conhecimento. A análise quantitativa foi utilizada a fim de avaliar o impacto deste projeto na formação dos alunos, tendo os questionários como instrumento de coleta de dados. Avalia-se que as aulas contextualizadas serviram como metodologia facilitadora do processo ensino/aprendizagem, pois permitiram que os alunos vivenciassem atividades as quais lhes propiciaram uma formação autônoma e crítica. Assim, sugere-se que sejam trabalhadas mais atividades desse tipo, cuja contextualização do conhecimento através de uma problemática real e atual possa ajudar na tão almejada formação cidadã.
Métricas
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN. S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e os métodos. Portugal: Editora Porto, 1994.
BRASIL, MEC. LDBEN-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de Dezembro de 1996.
BRASIL, MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 1999.
BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
BRASIL, MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 2006.
BRASIL, MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2. ed. abr. 2016.
CANIVEZ, P. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMES, A. P.; ROÇAS, G.; DIAS COELHO, U. C.; CAVALHEIRO, P. O.; GONÇALVEZ, C. A. N.; SIQUEIRA BATISTA., R. Ensino de Ciências: Dialogando com David Ausubel. Revista Ciências&Ideias, n1, volume 1- outubro/ março, 2010.
GONZÁLEZ, C. V. Reflexiones y Ejemplos de Situaciones Didácticas para una Adecuada Contextualización de los Contenidos Científicos en el Proceso de Enseñanza. Revista Eureka sobre Ensenanza y Divulgación de las Ciencias. v.1, n. 3, p. 214-223, 2004.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
OLIVEIRA, P. R. S. O ensino de química e as novas abordagens no ensino médio, Santa Catarina, 2004. Anais da 7ª SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SEPEX) da UFSC. Disponível em: / http://anais.sepex.ufsc.br/anais_4/index_fixo800600.html >. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.
PRADO, M. E. B. B. Articulando saberes e transformando a prática. Boletim do Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV Escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – Seed. Ministério da Educação, 2001.
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. Petrópolis: Vozes, 2002.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química – compromisso com a cidadania. 3. Ed. Rio Grande do Sul: Unijui, 2003.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007.
SCARFI, S. H. F.. Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Química nova na escola. Vol. 32, N° 3, p. 176-183, 2010.
SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Rev. Ensaio | Belo Horizonte. v.12 n.01 p.101-118. 2010.
SILVA, A. M. da. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Revista de química Industrial, n. 731, p. 7-12, 2º. trim. 2011.
SPRINTHALL, N. A.; SPRINTHALL, R. C. Psicologia educacional: Uma Abordagem Desenvolvimentalista. Lisboa: Edit McGraw, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-02-22
##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15