Do real ao desejável: formação e práticas de docentes de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993683Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de língua portuguesa, Políticas educacionais.Resumo
Diante das transformações sociais mais amplas, a educação e os profissionais docentes de Língua Portuguesa são afetados, com isso surgem necessidades de reformas do ensino que traduzam mudanças no currículo, nas práticas docentes e também na formação de novos perfis de leitores e escritores, sobretudo diante dos insatisfatórios resultados que os estudantes têm apresentado nas avaliações externas. O objetivo desta pesquisa consiste em descrever e discutir como docentes de Língua Portuguesa compreendem seus percursos de formação inicial e contínuo e como tais percursos se efetivam em suas práticas mobilizadas cotidianamente em sala de aula, em uma perspectiva inter-transdisciplinar, crítica e multicultural. O estudo filia-se, pois, aos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativo-interpretativista. O corpus de análise constituiu-se de excertos de informações geradas por respostas a um questionário online composto por perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que se faz imprescindível a reinvenção dos currículos de Letras, a fim de fomentar, no processo de formação de professores, eventos e novas práticas de letramentos como possibilidade de potencializar uma formação para o reconhecimento da diversidade linguístico-discursiva e o desenvolvimento de práticas inovadoras que problematizem a complexidade do mundo, da escola e da sala de aula, sobretudo por meio de políticas públicas significativas.
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