Do real ao desejável: formação e práticas de docentes de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993683

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de língua portuguesa, Políticas educacionais.

Resumo

Diante das transformações sociais mais amplas, a educação e os profissionais docentes de Língua Portuguesa são afetados, com isso surgem necessidades de reformas do ensino que traduzam mudanças no currículo, nas práticas docentes e também na formação de novos perfis de leitores e escritores, sobretudo diante dos insatisfatórios resultados que os estudantes têm apresentado nas avaliações externas. O objetivo desta pesquisa consiste em descrever e discutir como docentes de Língua Portuguesa compreendem seus percursos de formação inicial e contínuo e como tais percursos se efetivam em suas práticas mobilizadas cotidianamente em sala de aula, em uma perspectiva inter-transdisciplinar, crítica e multicultural. O estudo filia-se, pois, aos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativo-interpretativista. O corpus de análise constituiu-se de excertos de informações geradas por respostas a um questionário online composto por perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que se faz imprescindível a reinvenção dos currículos de Letras, a fim de fomentar, no processo de formação de professores, eventos e novas práticas de letramentos como possibilidade de potencializar uma formação para o reconhecimento da diversidade linguístico-discursiva e o desenvolvimento de práticas inovadoras que problematizem a complexidade do mundo, da escola e da sala de aula, sobretudo por meio de políticas públicas significativas.

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Biografia do Autor

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UNESP (Rio Preto) e Pós doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Professor Adjunto nível 6); Possui experiência nas áreas de metodologias de ensino de Pedagogia e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes idades e multiletramentos. É líder do GEPLIAS/CNPq (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística). É membro do CEPEL – Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem e do CELIN – Centro de Língua(gens). Professora permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS), na UNEMAT; Coordena o Programa de Metrado Acadêmico em Letras. É editora da Revista Norte@mentos e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada, da Eventos Pedagógicos, Revista Educação, Cultura e Sociedade e da Acta Semiótica.

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Publicado

09-09-2020

Como Citar

SANTOS, L. I. S. Do real ao desejável: formação e práticas de docentes de língua portuguesa. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3683128, 2020. DOI: 10.14244/198271993683. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3683. Acesso em: 21 nov. 2024.

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