Violência contra pessoas com deficiência: um estudo de caso

Autores

  • Marlon Jose Gavlik Mendes Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR http://orcid.org/0000-0002-3473-610X
  • Tânia Maria Rechia Schroeder Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fátima Elisabeth Denari Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993308

Palavras-chave:

Violência, Pessoas com deficiência, Estigma, Bullying.

Resumo

A vida das pessoas com deficiência é marcada por situações adversas, como barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais. Esse grupo também sofre de situações violentas em seu cotidiano, como agressões físicas e verbais. Na produção científica atual se notam poucas pesquisas que investigam o discurso da própria pessoa vítima de violência, fato esse que, de um lado, pode caracterizar desconhecimento das situações vividas por essas pessoas e, por outro, pode resultar em um descrédito em relação ao discurso das pessoas com deficiência. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar as violências vividas por pessoas com deficiência por meio de um estudo de caso de um jovem com deficiência física. A pesquisa realizada foi descritiva e de natureza qualitativa, utilizando-se do referencial teórico da Sociologia da Deficiência, da Violência e do Estigma. Foi realizada entrevista a partir de um roteiro semiestruturado de questões, sendo utilizada a Sociologia Compreensiva como ferramenta de análise dos dados. Os resultados mostraram que xingamentos e exclusões fazem parte do cotidiano do jovem com deficiência, ações tais que podem, legalmente, ser tidas como bullying. O jovem vive diversos conflitos no ambiente escolar, tendo alguns desses conflitos resolvidos a partir da mediação de profissionais. A violência contra as pessoas com deficiência é um fenômeno dinâmico e recorrente, são necessários programas de prevenção e de intervenção no ambiente escolar, além de outras pesquisas sobre a temática que focalizem a perspectiva da vítima.

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Biografia do Autor

Marlon Jose Gavlik Mendes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Psicólogo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), atualmente doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Tânia Maria Rechia Schroeder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio de pós-dourado na França, na Universidade de Paris V (Sorbonne) (2016). É professora Associada B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Fátima Elisabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Graduada em Estudos Sociais e Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Mestre em Educação Especial pela UFSCAR, Doutora em Educação pela UFSCAR. Atualmente professora associada do departamento de Psicologia da UFSCAR, atuando na área de educação especial.

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Publicado

13.04.2020

Como Citar

MENDES, Marlon Jose Gavlik; SCHROEDER, Tânia Maria Rechia; DENARI, Fátima Elisabeth. Violência contra pessoas com deficiência: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3308080, 2020. DOI: 10.14244/198271993308. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3308. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudo de Caso
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