Funcionamento do atendimento educacional especializado na educação infantil: descrição da opinião de pais e professores
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992687Palavras-chave:
Educação especial, Educação infantil, Atendimento educacional especializado.Resumo
É preconizado pela política que crianças em idade pré-escolar público alvo da educação especial receba o atendimento educacional especializado - AEE, assim o presente estudo tem como objetivo descrever o funcionamento do AEE, na Educação Infantil a partir da opinião do professor do AEE, professor do ensino colaborativo, professor da sala comum e da família. Realizou-se um estudo em que participaram quatro professores de salas de aula comum, um professor da sala de recursos multifuncionais, um professor do ensino colaborativo e dois familiares de alunos com deficiência. Foram realizadas entrevistas estruturadas com os participantes. Os dados foram analisados por meio de agrupamento de eixo temático. Os resultados demonstraram que todos os participantes compreendem a importância do trabalho na Sala de Recursos Multifuncional, no entanto, alguns professores apontam que a presença do professor colaborativo em sala de aula está sendo mais benéfica para o processo de inclusão escolar. Além disso, percebe-se que a relação entre os professores e a família ainda carece de estabelecimento de maior comunicação e confiança.
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