Primeira classe: como construir uma escola de qualidade para o século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993673

Palavras-chave:

Bússola da aprendizagem 2030, Habilidades, Competências, Valores humanos.

Resumo

RESENHA

[SCHLEICHER, A. Primeira classe: como construir uma escola de qualidade para o século XXI. Tradução de Dani Gutfreund e Lenice Bueno. Paris: OECD Publishing; São Paulo: Fundação Santillana, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1787/7475e4e1-pt.>. Acesso em: 14 ago. 2019.]

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adolfo Antonio Hickmann, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Universidade Federal do Paraná

Graduado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB). Mestre em Educação - As relações interpessoais na perspectiva de Vigotski - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação pelo PPGE/UFPR - Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Tema de pesquisa: Relações interpessoais e valores humanos na escola: uma Inserção Ecológica. Experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino e estudos da Língua Portuguesa, Gramática, Produção Textual e Metodologia do Ensino Superior. Trabalhou no Centro Educacional Adalberto Valle (Manaus, 2007-2011). Foi professor universitário de Língua Portuguesa, no Departamento de Letras da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (Manaus, 2007-2009). Atuou como professor universitário da Faculdade de Direito da ESBAM (Manaus, 2011-2012). Foi membro do Núcleo de Estudos em Pedagogia Social NEPS/UFPR (Curitiba, 2013-2014). Foi representante discente do PPGE/UFPR (Curitiba, 2014-2015). Foi professor do curso de Especialização em Assessoria Linguística - ITECNE (Curitiba, 2014-2016). Foi professor de Produção Textual do Grupo Educacional Bom Jesus (Curitiba, 2015-2018). Foi professor-palestrante do Setor de Treinamento e Capacitação do Grupo Bom Jesus (2016-2018). Foi professor de Pós-Graduação da FAE Business School (Curitiba, 2016-2018). Atualmente, é professor de Metodologia Científica e de Língua Portuguesa das Faculdades Batista do Paraná - FABAPAR (Curitiba, 2018-). Revisor de textos acadêmicos e de livros para editoras; Conferencista na área das Relações Interpessoais, dos Valores Humanos e do Desenvolvimento Humano; Membro do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano - UFPR. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação; Relações Interpessoais; Valores Humanos; Teoria Histórico-Cultural; Bioecologia do Desenvolvimento Humano; Inserção Ecológica; Grounded Theory (GT) ou Teoria Fundamentada nos Dados (TFD); Emoções; Vivências; Interações; Adolescência; Violências na escola; Educação Preventiva Integral; Linguística Textual e Metodologia Científica.

Girlane Moura Hickmann, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação, na área de Processos Psicológicos em Contextos Educacionas, pela UFPR; Mestre em Educação na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela UFPR; Graduada em Língua e Literatura Inglesa pela UFPI; Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela FIJ-RJ. Educadora com experiência no processo de ensino-aprendizagem; Experiente em negociação e mediação de conflitos; Pesquisadora dos processos de aquisição de conhecimento, interações professor/aluno, estilos de liderança de educadores, motivação para aprendizagem, aquisição, aperfeiçoamento e dificuldades da leitura e da escrita; Professora de idiomas (inglês e português como segunda lingua); produtora de material didático; Tradutora; Intérprete e Coaching Educacional.

Referências

BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BORGES, R. M.; ROTHEN, J. C. Abordagens de avaliação educacional: a constituição do campo teórico no cenário internacional. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 2, p. 749-768, maio/ago. 2019.

HICKMANN, A. A. Relações interpessoais e valores humanos na escola: uma inserção ecológica. 2019. 236f. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 2019.

KOLLER, S. H.; PALUDO, S. S.; MORAIS, N. A. Inserção ecológica: um método de estudo do desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016.

LERNER, R. M. et al. Positive youth development and relational developmental systems. In: OVERTON, W. F.; MOLENAAR, P. C. (Eds.). Handbook of child psychology and developmental science. 7. ed. Hoboken, NJ: Wiley, 2015. p. 607–651. v. 1, Theory and method.

ROTHEN, J. C.; SANTANA, A. da C. M. Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2018.

SCHLEICHER, A. Primeira classe: como construir uma escola de qualidade para o século XXI. Tradução de Dani Gutfreund e Lenice Bueno. Paris: OECD Publishing; São Paulo: Fundação Santillana, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1787/7475e4e1-pt.>. Acesso em: 14 ago. 2019.

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

HICKMANN, A. A.; HICKMANN, G. M. Primeira classe: como construir uma escola de qualidade para o século XXI. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3673093, 2020. DOI: 10.14244/198271993673. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3673. Acesso em: 21 nov. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2019-09-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-05-16
##plugins.generic.dates.published## 2020-05-19