Autoritarismo de múltiplas faces no Brasil: antissemitismo, bolsonarismo e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994532

Palavras-chave:

Autoritarismo, Antissemitismo, Bolsonarismo, Teoria Crítica e Educação.

Resumo

Esse artigo aborda o tema do autoritarismo no Brasil, mediante a reflexão de três conceitos fundamentais: o antissemitismo, o bolsonarismo e a educação. Para o desenvolvimento da argumentação que sustenta a tese desse artigo, três aspectos serão destacados: o primeiro relaciona-se à compreensão da configuração histórico-cultural da sociedade brasileira, que amalgama o autoritarismo à brasileira; o segundo aborda a possível vinculação entre o bolsonarismo e os elementos do antissemismo, que foram desenvolvidos por Horkheimer e Adorno em 1947; e o terceiro insiste na necessidade da autorreflexão crítica, como manifestação prática de inconformismo e combate aos autoritarismos diversos no Brasil.

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Biografia do Autor

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2005); mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (1998) e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1993). Autor de livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação Profissional (mestrado) da UFSCar. É vice líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" (UFSCar/CNPq) e membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" - UNIMEP / CNPq. Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior e na Educação Básica, em EAD e em ensino, pesquisa e extensão; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre a seguinte temática "Teoria crítica e educação: tecnologia, cultura digital e formação".

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Publicado

29-10-2020

Como Citar

GOMES, Luiz R. . Autoritarismo de múltiplas faces no Brasil: antissemitismo, bolsonarismo e educação . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4532136, 2020. DOI: 10.14244/198271994532. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4532. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
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