Contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para o ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6084Parole chiave:
Aprendizagem, Ensino, Interacionismo Sociodiscursivo.Abstract
O presente ensaio tem como objetivo discutir contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para os conceitos de sujeitos (professor e aluno), de ensino e aprendizagem, e de currículo e conteúdo. Para isso, inicialmente, são apresentados alguns princípios fundantes do ISD; em seguida, são apontadas contribuições dessa corrente teórico-metodológica para as concepções de sujeito; logo após, são expostas explicitações sobre as concepções de ensino e de aprendizagem na teoria, além de serem abordados aspectos de currículo e conteúdo. Por fim, são tecidas considerações para conclusão do texto. Com base nesse percurso, foi possível chegar à conclusão de que no ISD os sujeitos são vistos como reais, contextuais e em atividade. No que diz respeito ao ensino, é concebido como um processo mediado e instrumentalizado com aparatos didáticos, em busca de uma aprendizagem que leve à aquisição de capacidades de linguagem para a produção e a recepção de textos. Já quanto ao currículo, o ISD considera importante promover a capacidade epistêmica e a capacidade praxiológica, de modo a formar um sujeito apto para participar da vida social; para isso, os conteúdos devem se voltar, especialmente, para texto, gênero textual e tipo textual.
Metriche
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Juliany Correia Gomes, João Vitor Bezerra Laurentino, Roberto Barbosa Costa Filho, Denise Lino de Araújo
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-27
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14